De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Funai apoia coleta de taquari e impulsiona geração de renda do artesanato Karajá em Goiás

10/07/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) garantiu, no primeiro semestre de 2025, apoio logístico a indígenas artesãos do povo Iny (Karajá) de Aruanã para a coleta de taquari, no município de Britânia, em Goiás. O material coletado é uma espécie de bambu nativa do Cerrado que, para o povo Karajá, serve de matériaprima para a confecção de itens culturais e utilitários, como arcos, flechas, cestos e adornos. O apoio da Funai à coleta do taquari, por meio da Coordenação da Técnica Local em Goiânia (CTLGYN), tem como objetivo fortalecer o etnodesenvolvimento e a geração de renda dos povos indígenas de Goiás.

Em Britânia, os técnicos da Funai acompanharam de perto todo o processo de coleta, conduzido pelos indígenas, e aprenderam com eles as técnicas tradicionais de corte e manejo do material, como relatou o assistente técnico Haroldo Resende. "Os indígenas nos ensinaram como identificar, cortar no comprimento correto e transportar sem danificar as fibras", disse o servidor. Para ele, a experiência resultou em um "aprendizado mútuo que ressaltou a importância da escuta ativa e reafirmou o protagonismo dos próprios povos indígenas na preservação de seus saberes".

A Funai disponibilizou veículos e coordenou toda a cadeia de deslocamento dos indígenas até o local. Isso garantiu que os artesãos pudessem focar na coleta do taquari sem preocupações operacionais que, muitas vezes, dificultam a realização de projetos semelhantes.

O apoio da Funai, com foco em fortalecer a cultura, o etnodesenvolvimento e a geração de renda dos indígenas, integra um conjunto amplo de ações da autarquia indigenista em Goiás. As ações incluem a participação em feiras como a Agro CentroOeste Familiar e a realização de oficinas de incentivos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Funai promove encontro com indígenas Tapuia para tratar sobre o PNAE e o PAA em Goiás

Geração de renda
Além de preservar o patrimônio cultural do povo Iny, essa ação tem impacto direto na economia local. A coleta de taquari foi planejada para coincidir com a temporada de vazante do Rio Araguaia, quando começa a temporada de turismo na região. Com o bambu em mãos, os artesãos devem produzir novos lotes de cestos, utensílios e objetos decorativos que, em feiras regionais e feiras de agricultura familiar, atraem demanda crescente. Essa comercialização gera renda de forma sustentável e contribui para a segurança alimentar da comunidade indígena. Isso porque os recursos obtidos são reinvestidos na compra de gêneros alimentícios, dentre outros itens.

O auxílio da Funai na coleta do taquari e o apoio à cadeia produtiva artesanal reflete o trabalho da autarquia na formulação e implementação de políticas públicas. Além disso, reforça o desenvolvimento sustentável e a geração de renda como resultados de ações coordenadas que unem tradição e modernidade em benefício de comunidades que há muito tempo habitam e preservam as margens do rio Araguaia.

Funai reforça proteção social e defende políticas culturalmente adequadas aos povos indígenas durante conferência em Goiás

O apoio ao etnodesenvolvimento e à geração de renda faz parte da carteira de serviços da Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGEtno), vinculada à Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Funai.

A CTL da Funai em Goiânia, vinculada à Coordenação Regional Araguaia Tocantins (CR-ATO), reafirma o compromisso em articular novas iniciativas que promovam o etnodesenvolvimento e garantam oportunidades justas e respeitosas aos povos indígenas de Goiás. Para mais informações, entre em contato com a Coordenação Técnica Local em Goiânia pelo telefone (62) 993034826 ou pelo email ctl.goiania@funai.gov.br.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-apoia-coleta-de-taquari-e-impulsiona-geracao-de-renda-do-artesanato-karaja-em-goias
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.