De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Governo quer eliminar mercúrio do garimpo e aposta em alternativas como o 'ouro verde'

09/08/2025

Autor: Waldick Júnior

Fonte: A Critica - https://www.acritica.com



Em continuidade a um projeto iniciado nas gestões Dilma, Temer e Bolsonaro, o governo Lula divulgou um estudo no último dia 1o de agosto que é considerado crucial para banir o mercúrio dos garimpos e permitir uma atividade mais 'sustentável' para mais de 200 mil pessoas que dependem da atividade, no país.

O 'Panorama Nacional da Mineração de Pequena Escala', publicado pelo Ministério de Minas e Energia, aponta que mais de 500 mil famílias são dependentes economicamente do garimpo. Ainda segundo os dados, 90% desses grupos familiares vivem próximos aos garimpos. Do total, 80% mantém contato frequente com familiares e 66% moram, há mais de seis anos, em vilas e povoados.

Segundo o governo, a pesquisa "busca não apenas reconhecer a importância social, econômica e cultural do garimpo, mas também oferecer alternativas viáveis para que a atividade ocorra de forma segura, legal e sustentável". O estudo servirá ainda para a elaboração posterior do Plano de Ação Nacional (PAN) do Brasil para o garimpo (entenda abaixo).

O garimpo é uma atividade reconhecida pela Constituição de 1988 e pode ser realizada por meio de Licenças de Lavra Garimpeira (LLG) emitidas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). No entanto, boa parte dos garimpos opera de maneira ilegal, com danos ao meio ambiente e, em alguns casos, com a presença de trabalho escravo e do tráfico de drogas.

Em relação ao meio ambiente, um dos principais problemas da atividade é o uso do mercúrio, um metal líquido que ajuda a separar o ouro de 'impurezas', como a areia. Quando despejado na natureza, o mercúrio contamina a água, os peixes e os seres humanos, podendo causar problemas renais, respiratórios e do sistema nervoso, dentre outros males.

https://www.acritica.com/amazonia/governo-quer-eliminar-mercurio-do-garimpo-e-aposta-em-alternativas-como-o-ouro-verde-1.380649
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.