De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Resistência ancestral

08/10/2024

Autor: Liane Melo

Fonte: Projeto Colabora - https://projetocolabora.com.br



Referência de diversidade cultural, o Território Indígena do Xingu (TIX) ocupa um lugar de destaque no imaginário coletivo em torno dos povos originários do país. O colorido dos adereços, a pintura corporal tradicional e a dança são inspirados no mito sagrado de Kamukuwaká, que permeia todo o conhecimento cosmológico dos xinguanos. Tudo junto e misturado chama a atenção pela exuberância e o apelo estético. Para além da riqueza cênica, os rituais traduzem aspectos da sociabilidade dos 16 povos indígenas que ocupam esse território.

Leu essas? Todas as reportagens da série especial Xingu: Ancestralidade e Tecnologia

A música é um importante elemento da cultura Wauja e o repertório é bastante extenso. "Para nós, a música está em todos os lugares. Sem música não tem dança, não tem ritual, não tem cultura", explica Piratá Waurá, fotógrafo e cineasta do povo Wauja.

Há séculos enfrentando diferentes formas de violência, que não poupam gente, bicho ou planta, os Wauja, assim como seus parentes do Xingu, são um exemplo de resistência. Nesse mergulho fotográfico, imagens do cotidiano, das festas e dos rituais tradicionais traduzem a força desse povo.

https://projetocolabora.com.br/ods16/resistencia-ancestral-territorio-indigena-do-xingu/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.