De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Semulher promove ação contínua de conscientização sobre atendimento a mulheres indígenas na rede de saúde

14/08/2025

Autor: Rebeca Martins

Fonte: Agencia de Noticias do Acre - https://agencia.ac.gov.br



O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou na manhã desta quinta-feira, 14, uma roda de conversa com servidores da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Hidalgo de Lima, em Rio Branco. A atividade abordou práticas e diretrizes para o atendimento às mulheres indígenas, com o objetivo de sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância de um acolhimento qualificado e respeitoso.

Durante a ação, também foi realizada panfletagem informativa direcionada à população presente na unidade, com orientações sobre direitos e canais de apoio disponíveis, além do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Mulher.

A ação que acontecerá de forma contínua, integra as políticas públicas desenvolvidas pela Semulher para garantir o acesso igualitário aos serviços e a proteção dos direitos das mulheres considerando as especificidades culturais, linguísticas e territoriais das comunidades indígenas. Durante o encontro, foram abordados temas como protocolos de atendimento, barreiras de acesso, comunicação intercultural e a necessidade de articulação entre a rede de proteção e os serviços de saúde.

A técnica da Semulher responsável pela Divisão dos Povos Originários e Tradicionais, Pamela Manchineri, dialogou com a equipe da Urap Hidalgo de Lima e reforçou a necessidade da escuta especializada, do acolhimento e sensibilidade às mulheres indígenas. "Com esse atendimento é possível ganhar a confiança dessas mulheres e com isso, facilitar o encaminhamento ao serviço que ela necessita", disse.

Uma das servidoras participantes, responsável pela Divisão de Populações Prioritárias e População Indígena da Secretaria Municipal de Saúde, Angela Oliveira, avaliou positivamente a iniciativa: "A capacitação sobre o acolhimento as mulheres indígenas nas Unidades Básicas de Saúde é de fundamental importância uma vez que a Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada para a garantia do acesso à saúde."

https://agencia.ac.gov.br/semulher-promove-roda-de-conversa-sobre-atendimento-a-mulheres-indigenas-na-rede-de-saude/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.