De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Yanomami do rio Cauaboris reafirma o seu desinteresse em relação à exploração mineral em suas terras

02/01/2005

Autor: Vanessa Brito

Fonte: Boletim CCPY - Comissão Pró-Yanomami, edição nº 10



Nós não queremos nenhum tipo de maquinário dentro da nossa área, pois nós, Yanomami, somos contra as balsas. Nós, Yanomami, queremos preservar os nossos rios, lagos, peixes e caça. Este é um trecho da carta assinada pelo Conselho Administrativo da Ayrca-Associação Yanomami do Rio Cauaboris e Seus Afluentes que foi enviada ao ex-presidente do Congresso Nacional, senador Antônio Carlos Magalhães, em 04.01.01. O conteúdo dessa carta foi uma reação a um requerimento enviado anteriormente ao referido senador (em 22.11.00), assinado por alguns índios, no qual era solicitada a colocação em pauta no Congresso Nacional da questão relacionada à exploração do subsolo das terras indígenas ou, caso fosse impossível, uma autorização especial para a exploração mineral em suas terras.

O episódio serviu para demonstrar que os Yanomami do Rio Cauaboris desconheciam o citado requerimento, como também para reafirmar o desinteresse pela exploração do subsolo de suas terras. Na carta-resposta, a Ayrca afirma que nunca teve participação na elaboração do referido requerimento e que esse foi produzido na ausência dos líderes e da diretoria da associação. Os autores do requerimento desautorizado pela Ayrca seriam, principalmente, o índio Júlio Góes e o militar conhecido como Sargento Félix, que serve no 5º BIS, em São Gabriel da Cachoeira(AM).
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.