De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

STJ rejeita recurso de garimpeiros condenados pelo genocídio de índios Yanomami

30/05/2001

Fonte: Site do ISA-Socioambiental.org-São Paulo-SP



Em 28 de maio, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento aos embargos de declaração opostos pelos garimpeiros condenados pelo massacre do Haximu. O recurso dos réus visava reformar decisão anterior do Tribunal que reconheceu a ocorrência de crime de genocídio, e não de homicídio doloso, afastando portanto a competência do Tribunal do Juri para julgar o caso.
O STJ publicou nota sobre o assunto em seu site. Os garimpeiros foram condenados em agosto de 1993 a 19 anos e seis meses de reclusão pelo assassinato de 12 índios Yanomamis, crime conhecido como Massacre de Haximu, que teve repercussão internacional.
Para conhecer o texto na íntegra clique no endereço: http://www.stj.gov.br/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.