De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

ONGs no poder

16/09/1995

Fonte: Correio Braziliense, p.7



ONGs no poder
Aos poucos, as Organizações Não-Governamentais vão vencendo suas resistências a tudo que cheire a oficial. Muitas delas já perceberam que ser não-governamental não significa ser anti - governamental.
Hoje toma posse na presidência da Fundação Nacional do índio o ex-deputado Márcio Santilli, dirigente do Instituto Sócio-Ambiental, uma ONG com orçamento entre US$ 4 milhões e US$ S milhões por ano e considerada uma das mais eficientes no trabalho com índios e meio ambiente.
Todos os diretores da Funai foram escolhidos por Santilli. Todos são oriundos de ONGs.
O ministro da Administração, Bresser Pereira, há muito tempo defende a tese de que as entidades sociais deveriam ser chamadas para gerenciar os recursos públicos. Como o governo não tem ainda coragem política para colocar Ongs gerindo diretamente órgãos públicos, vai cooptando alguns de seus mais brilhantes membros.
Márcio Santilli é o segundo dirigente de ONG a assumir uma função importante dentro do Ministério da Justiça. O primeiro foi o engenheiro-elétrico Milton Seligman, secretário-executivo, do Ministério.
Seligman, gaúcho de Santa Maria e considerado um dos melhores churrasqueiros de Brasília, antes de. assumir o seu cargo atual era diretor-executivo da ONG A Ágora especializada no combate à fome e à miséria, A Ágora é presidida pelo bispo D. Mauro Morelli.

CB, 16/09/1995, p. 7
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.