De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Taxas maiores entre índios

31/08/2006

Fonte: CB, Brasil, p.17



Taxas maiores entre índios

Pesquisa do Ministério da Saúde concluída em 2004 mostra que do total de 145,2 milhões de pessoas acima dos 10 anos de idade, 5,14% cometeram suicídio. Os índices mais preocupantes estão entre os adolescentes, idosos e índios. A taxa entre indígenas representa mais do que o dobro da média nacional: 11,11%. Na população acima dos 70 anos o número fica três pontos acima do nacional, com um total de 8,14%.

De acordo com o psiquiatra Carlos Felipe Almeida d'Oliveira, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, na população indígena os problemas são mais complexos e as altas taxas são determinadas por fatores culturais, econômicos e sociais. "Entre os jovens guaranis-caiuás, do Mato Grosso do Sul, o uso do álcool tem sido um agravante", lamenta. Para a população idosa, fatores como isolamento social, doenças crônicas e depressão contribuem para o alto índice na terceira idade.

"Apagar o sol"

O fenômeno do suicídio entre os índios guaranis-caiuás tem um forte componente cultural e atinge de maneira mais forte os jovens adolescentes da etnia. Cerca de 300 casos de deduí - como é chamado o suicídio ritual de apagar o sol - foram registrados no Mato Grosso do Sul nos últimos 12 anos. Os dados são da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo antropólogos e especialistas, a opção pelo suicídio não é decorrente apenas da questão da falta de terra, mas há quem afirme que, na raiz do problema, estaria o confinamento dos povos em espaços pouco adequados à manutenção de suas tradições culturais. Outra característica inexplicável é que a opção dos índios que desistem de viver é sempre por enforcamento e envenenamento. (HB)

CB, 31/08/2006, Brasil, p.17
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.