De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Marido incendeia índia em aldeia do Mato Grosso

13/04/2002

Fonte: Midianews-Cuiabá-MT



A índia bororo Maria Sônia Kiegue, 34 anos, da aldeia Tadarimana, em Rondonópolis (MT), teve quase todo o corpo queimado pelo marido Alfredo, de aproximadamente 40 anos, que jogou álcool e ateou fogo nela, na noite de ontem (11). Ela foi transferida para o Centro de Tratamento de Queimados de Cuiabá porque as queimaduras foram de terceiro grau.

O diretor da Fundação Nacional do Índio em Rondonópolis, José Pereira Miranda Filho, contou que o fato ocorreu por volta de 18 horas, quando alguns índios retornavam à aldeia após de fazer compras no centro da cidade. De acordo com ele, o caminhão que levava o grupo parou em uma ponte em obras para que os índios embarcassem em um trator que os levaria à aldeia Tadarimana.

Na descida do caminhão, Alfredo, embriagado, teria se irritado com a demora da mulher e também desembarcar, então jogou o álcool sobre seu corpo e ateou fogo. Miranda acrescentou que Alfredo fugiu do local. Já Maria Sônia foi socorrida pelo motorista e os outros índios, que usaram uma lona para apagar o fogo em seu corpo.

As queimaduras atingiram parte das pernas, os braços, barriga, tórax e o rosto. O diretor ressaltou que o casal já vinha brigando desde que saiu da aldeia para ir ao centro da cidade.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.