De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Lição indígena

09/08/2007

Fonte: CB, Caderno C, p. 2



Lição indígena

Rovênia Amorim (interina)
Com Sophia Wainer
rovenia.amorim@correioweb.com.br

Marcos Terena será o primeiro índio à frente do Memorial dos Povos Indígenas. Convidado pelo secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, ele topou o desafio. A posse será hoje, às 17h. O prédio arredondado, de autoria de Oscar Niemeyer, foi construído em 1987 e tem espaço para exposições, auditório e uma grande arena no pátio central.

Terena nasceu na zona pantaneira do Mato Grosso do Sul e é um dos poucos exemplos de indígenas a conquistar destaque na sociedade brasileira. Com os caciques Mário Juruna, Kretã e Raoni, fundou a União dos Povos Indígenas.

Agora, à frente do espaço, ele quer aplicar seu foco sobre a arte, a música, a dança, a história e as tradições dos quase 230 povos que vivem no Brasil. A idéia é que o Memorial dos Povos Indígenas não se destine somente a exposições, mas também seja lugar de encontro das nações indígenas brasileiras, de debate e de uma busca nova pela arte indígena do Brasil.

CB, 09/08/2007, Caderno C, p. 2
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.