De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios Krikati ameaçam atear fogo em torres da Eletronorte

04/12/2007

Fonte: Jorna Pequeno



Os índios Krikati da aldeia São José, município de Montes Altos, a 65 quilômetros de Imperatriz, ameaçam derrubar as torres de transmissão da Eletronorte que passam pelas terras indígenas daquela região em protesto contra o embargo das obras de pavimentação da MA-280, estrada que interliga os municípios de Montes Altos e Sítio Novo.

A "proposta" de atear fogo nas torres da Eletronorte foi discutida numa reunião realizada no final de semana dentro da própria aldeia. O índio José Krikati, membro do conselho indígena, disse na ocasião que a pavimentação da MA 280 é um antigo sonho do seu povo. "Tem muito tempo que a gente quer essa estrada. Aqui nosso sofrimento é grande, principalmente na hora de levar doentes até o hospital de Montes Altos ou Imperatriz. Nós vivemos isolados", revelou.

Reunião - Para discutir o problema, a Secretária de Estado das Cidades, Desenvolvimento Regional Sustentável e Infra-estrutura, Telma Pinheiro, realiza amanhã em Imperatriz uma reunião com representantes do governo do estado, Ministério Público Federal, Funai, Ibama, lideranças indígenas e as empresas responsáveis pela obra. O encontro está marcado para 10h da manhã de amanhã, 5, na Secretaria Extraordinária do Sul do Maranhão.

O embargo - Os trabalhos foram paralisados por causa de uma ação judicial, proposta pelo Ministério Público Federal, justificando a constatação de degradação ao meio ambiente e a falta do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Desde então o clima na região começou a ficar tenso. Além dos Krikati, pecuaristas e moradores dos dois municípios também querem a retomada das obras na MA-280.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.