De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios ocupam sede da Funai em Maceió

02/04/2008

Autor: Cláudia Galvão

Fonte: Alagoas 24 Horas




Integrantes da tribo Xucuru-Kariri ocuparam na manhã desta quarta-feira, 2, a sede da Fundação Nacional do Índio em Alagoas (Funai). Os índios reivindicam agilidade na imissão dos termos de posse em áreas do município de Palmeira dos Índios, além da liberação de recursos para melhorias nas comunidades indígenas.

Os índios afirmaram que só deixarão a sede da Funai depois que tiverem a pauta de reivindicações atendida. O administrador regional da Funai em Alagoas, José Heleno, deverá se reunir com os líderes da tribo para ouvir suas solicitações.

Heleno informou, ainda, que está sendo finalizado um relatório antropológico da área reivindicada pela comunidade há mais de 15 anos. Este documento, que servirá de base para a análise do órgão, deverá ser encaminhado para Brasília, até o próximo dia 15 de abril.

Em março deste ano, tribos indígenas instaladas no interior do Estado ocuparam fazendas em Palmeira dos Índios, como forma de pressionar o Governo Federal a dar prosseguimento ao processo de imissão de posses, que garantirá a propriedade das terras para os índios e seus descendentes diretos.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.