De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Governador intermedeia diálogo de etnias índigenas com a Funai

04/04/2008

Fonte: O Documento




Líderes indígenas de sete etnias mato-grossenses se reuniram com o governador Blairo Maggi, na tarde desta quinta-feira (03.04) para pedir apoio e intermediação do Estado na busca de uma solução para o impasse gerado com a mudança da sede regional da Funai de Cuiabá, para o município de Juína. Se reuniram no Palácio Paiaguás representantes dos índios umutina, bakairi, guató, xavante, chiquitano, bororo e terena. Acompanharam também a reunião o vice-governador Silval Barbosa, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira e o superintendente de Políticas Indígenas da Casa Civil, Rômulo Vandoni.

Maggi entrou em contato por telefone com o presidente da Funai, Márcio Meira, para intermediar um diálogo em busca de uma solução para o impasse gerado com a mudança da administração regional na Capital em um núcleo de atendimento. O governador ressaltou que o Estado está agindo em busca de um entendimento conforme sempre foi estabelecida e conduzida a política de assuntos indígenas no Governo.

Uma portaria da Funai determinou a mudança da sede em Cuiabá em núcleo, transferindo a administração regional para Juína. A cacique da etnia umutina, Creuza Soripa, argumenta que a mudança prejudicou os índios que tem a sede de Cuiabá como base de apoio administrativo e financeiro. A alteração provoca a perda da autonomia administrativo-financeira e dificulta o acesso com o distanciamento da nova sede em Juína . "Nós viemos pacificamente conversar e pedir o apoio do Estado, como sempre temos feito em todas as nossas reivindicações, para intermediar essa conversa com a Funai, pois nosso povo precisa que o atendimento em Cuiabá permaneça", ressaltou a cacique.

A maioria dessas etnias tem terras localizadas em municípios do sul de Mato Grosso e a ligação com a sede em Cuiabá é o melhor acesso para quem precisa deslocar-se até a Capital.

"Nós sabemos que o Estado não tem competência oficial para resolver esse problema, mas pedimos a intermediação para esse diálogo direto", destacou uma das representantes da comissão que se reuniu com o governador, Mariléia Bakairi.

O cacique terena Milton Rondon agradeceu o apoio do Governo do Estado e ressaltou a disposição do governador Blairo Maggi em conduzir a intermediação. "O governador sempre nos apoiou e só temos que agradecer esse diálogo", disse.

O superintendente de Políticas Indígenas, Rômulo Vandoni, se reuniu anteriormente com o grupo de índios que chegaram ao Palácio Paiaguás no início da tarde e buscou o entendimento para que representantes pudessem reunir com o governador e apresentar as reivindicações. "A administração regional que havia em Cuiabá é um ponto de apoio importante para todas as etnias e o que os povos que aqui vieram hoje estão apresentando justamente são as dificuldades que terão a partir dessa mudança, com a perda de autonomia e a distância da nova sede administrativa", explicou Vandoni.

Ao final da reunião, o governador Blairo Maggi definiu com o diretor de Assistência Social da Funai, Aloysio Guapindaia, o envio nesta sexta-feira, a Cuiabá, de um representante da instituição para conversar com o grupo dos indígenas. São cerca de quatrocentos índios das sete etnias que estão em Cuiabá desde a segunda-feira para protestar contra a medida da Funai e buscar uma solução para o impasse. Parte do grupo está acampado às margens da BR-364, na saída para Rondonópolis.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source