De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

Estudantes de Odontologia da Cathedral realizam ação de saúde na Casa do Índio

18/04/2008

Fonte: Folha de Boa Vista



Um grupo de 40 estudantes do curso de Odontologia das Faculdades Cathedral promoveu ontem, na Casa de Saúde do Índio (Casai), a I Ação Integrada de Saúde Bucal. O evento, que atendeu 250 indígenas internos da Casai, fez parte da programação alusiva ao Dia do Índio e contou com a parceria da Coordenação Regional (Core/RR) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o curso de Odontologia das Faculdades Cathedral.

Durante a ação, além de atendimento odontológico, os pacientes da casa receberam orientações sobre como fazer a escovação de forma correta, exibição de vídeos informativos; palestras e vídeos educativos sobre a prevenção e promoção da saúde com a difusão de hábitos saudáveis de higiene; demonstração e orientação sobre alimentos saudáveis e escovação dentária supervisionada. Alguns indígenas tiveram contato com a escova de dente e o creme dental pela primeira vez, durante a ação. 100 escovas e 100 tubos de creme dental foram distribuídos entre eles.

O objetivo da ação, de acordo com a assistente em saúde da Casai, Ângela Maria, é incentivar o hábito da escovação entre os indígenas e ensiná-los a prevenção de doenças. Ângela Maria explicou que quando chegam à Casa de Saúde, os indígenas passam por uma triagem e são atendidos por um dos quatro odontólogos que fazem atendimento no local. São realizados serviços de prevenção, restauração, profilaxia, cirurgia e tratamento de canal.

A programação alusiva ao Dia do Índio na Casai tem continuidade hoje com a realização de atividades recreativas e jogos, pela manhã. Às 15h, será realizada pela assistente social do INSS, Célia Maria Bezerra, uma palestra sobre os direitos previdenciários dos indígenas.

ATENDIMENTOS - A Casa de Saúde do Índio (Casai) presta serviços de atendimento aos indígenas do Distrito Leste e Distrito Yanomami desde 1976. A unidade funciona na região de Monte Cristo desde 1982. De acordo com a diretora da Casa de Saúde, Irmã Auristela Stinghen, atualmente são realizados uma média de 360 atendimentos diários.

O Distrito Leste é formado pelas etnias Patamona, Wai-Wai, Taurepang, Macuxi, Wapixana e Ingaricó. O Distrito Yanomami, pelas etnias Yanomami, Sanumã, Yekuana e Xiri-Xana. O atendimento ofertado aos indígenas, de acordo com a Irmã Auristela, é feito de forma a respeitar os costumes de cada etnia, principalmente quando são pacientes yanomami que não se misturam muito com os demais.

A unidade dispõe de clínico geral, cardiologista, pediatra, ginecologista, dermatologista, pneumologista e gastroenterologista. As enfermarias são divididas por etnias e durante o atendimento um intérprete acompanha o médico. O tempo de permanência dos pacientes na Casai, no caso dos Yanomami varia de 18 a 20 dias.

Já no caso dos pacientes do Distrito Leste, de 14 a 15 dias. A alimentação servida para os pacientes e acompanhantes também é feita de acordo com os costumes de cada etnia.

Para atender melhor aos indígenas os profissionais que trabalham na Casa de Saúde estão recebendo um curso de língua Yanomami. O primeiro módulo do treinamento já foi concluído e o segundo terá início no mês de maio.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.