De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Promotoria vai apurar morte de índia de 12 anos

17/06/2008

Fonte: FSP, Brasil, p. A10



Promotoria vai apurar morte de índia de 12 anos

Da agência Folha, em Campo Grande

A Promotoria de Amambai (385 km de Campo Grande) abriu um procedimento para apurar o caso da índia Lívia Martins, de 12 anos, atacada e morta a golpes de facão na madrugada do último domingo, após um baile na aldeia Limão Verde, das etnias guarani e caiuá.
Duas índias de 14 e 15 anos, que confessaram o crime, segundo a Polícia Civil, estão apreendidas em uma cela separada na delegacia do município.
O corpo da vítima foi encontrado nu, com vários ferimentos no pescoço, fratura no crânio e a mão direita quase decepada. Em depoimento, as adolescentes disseram que estavam alcoolizadas e que o ataque teria sido resultado de um desentendimento.
O delegado Claudineis Galinarini disse crer que o caso esteja esclarecido. "Elas confessaram o crime abertamente, na presença de representantes da etnia. Puseram a culpa na bebida. O facão pertencia à mais velha, mas ambas se revezaram nos golpes."
Ele ouviu também o depoimento de uma índia de 13 anos, que presenciou a cena. O conselho tutelar do município acompanha o caso e aguarda audiência com o juiz da comarca.

FSP, 17/06/2008, Brasil, p. A10
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source