De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Evento reúne iniciativas para a conservação da Bacia do Xingu

22/09/2008

Autor: Sara Nanni

Fonte: Y Ikatu Xingu - www.yikatuxingu.org.br



Produtores da região do Xingu no Mato Grosso poderão expor suas iniciativas para a conservação e recuperação dos recursos naturais no II Encontro Nascentes do Xingu e I Feira de Iniciativas Socioambientais, de 16 a 18 de outubro, no Parque de Exposições Cidade Jardim, em Canarana, a 800 quilômetros de Cuiabá. Trata-se de dar visibilidade aos projetos de adequação socioambiental, restauração florestal, educação ambiental e formação de atores locais, empreendidos pela Campanha Y Ikatu Xingu entre 2005 e 2008. Também pretende-se debater os rumos e desafios que a campanha terá à sua frente.

Mesas redondas, palestras, mini-cursos, oficinas e estandes levarão ao público amostras do que a campanha tem realizado na região, além de proporcionar a discussão sobre temas relevantes para a população que vive na Bacia do Xingu como mercado de carbono, questão energética e de infra-estrutura, diferentes usos econômicos do Cerrado e da Floresta. Também se pretende desenhar novas estratégias voltadas ao desenvolvimento territorial sustentável, e iniciar as discussões para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Xingu. Os interessados em participar dos mini-cursos e das oficinas poderão fazer suas inscrições durante os eventos.

Os eventos serão realizados pelo ISA e a Prefeitura de Canarana, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, Instituto Centro de Vida (ICV), Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), com apoio da Fundação Rainforest da Noruega, União Européia, Usaid/The Nature Conservancy e Fundação Doen.

Feira de Iniciativas Socioambientais - A I Feira de Iniciativas Socioambientais acontecerá paralelamente ao II Encontro Nascentes do Xingu, e contará com 37 estandes que apresentarão projetos socioambientais desenvolvidos em toda a Bacia do Xingu por povos indígenas, agricultores familiares, escolas e produtores rurais. Cerca de 130 expositores disponibilizarão ao público informações sobre as ações que vêm desenvolvendo como agricultura orgânica, agrofloresta, produtos artesanais e sem agrotóxico, educação ambiental, reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e matas ciliares.

As iniciativas indígenas serão apresentadas pelas etnias Kaiapó, Ikpeng, Xavante, Panará, Kisêdjê, Yudjá e Kaiabi. Enriquecimento de quintais e pomares, coleta, beneficiamento e venda de sementes de espécies de árvores nativas, apicultura, artesanato e resgate da alimentação tradicional são alguns exemplos do que será exibido nos estandes.

Atividades culturais - Constam na programação do encontro algumas atividades culturais voltadas aos públicos adulto e infantil. Um exemplo é a "Sala Interativa Portal do Xingu", um espaço para a sensibilização das crianças presentes sobre temáticas socioambientais, que será disponibilizado no galpão central da feira. Nessa sala, as crianças farão, de forma lúdica, um passeio pelo Rio Xingu, que ressaltará a necessidade de conservação e restauração ambiental da região.

Haverá ainda apresentações indígenas e a Mostra de Cinema Ambiental, que acontecerá todos os dias e levará aos visitantes filmes que abordam questões ambientais.

Sobre a Campanha Y Ikatu Xingu - O I Encontro Nascentes do Xingu aconteceu em outubro de 2004, também em Canarana, e representou o início de um grande esforço coletivo - de pecuaristas, indígenas, agricultores familiares, organizações não-governamentais, governamentais e de pesquisa e poder público - para reverter o quadro de degradação das nascentes do Rio Xingu. A proposta foi chamar a atenção da população e propor ações para recuperar e conservar as matas ciliares dos rios e das nascentes que compõem a Bacia do Xingu.

Naquele momento nasceu a Campanha Y Ikatu Xingu (que significa "água boa, água limpa do Xingu", na língua dos Kamaiurá, um dos povos que habita o Parque Indígena do Xingu) para proteger e recuperar as nascentes e as matas de beira de rio do Xingu. Os atores locais assumiram um compromisso para o desenvolvimento de ações estratégicas, das quais surgiram mais de 50 projetos e iniciativas para a formação de lideranças socioambientais; planejamento e ordenamento territoriais; sistemas agroflorestais e geração de renda; pesquisas; gestão e educação ambiental; fortalecimento de organizações locais. Mais de 70 entidades, de diferentes setores da sociedade, envolveram-se com esses projetos, e agora, quatro anos depois, elas poderão mostrar os resultados de suas ações e discutir planos futuros para conciliar produção e conservação. Confira a programação:

16/10/08 - Quinta-feira

7h30 - Café da Manhã

8h30 - Contextualização da Campanha Y Ikatu Xingu: avanços e desafios

10h00 - Mini-cursos: Sementes, Viveiros e Produção de Mudas (Ivan Loch, Secretaria de Sgricultura de Canarana e José Nicola da Costa, do ISA); Culinária do Cerrado(José Orlando M. Madalena, Embrapa CPAC); Mercado de carbono e cenários futuros (Paulo Moutinho e Claudia Stickler, do IPAM); Sistemas de integração lavoura-pecuária e produção sustentável de soja (Embrapa)

Oficinas: Agrofloresta (Osvaldo Sousa, ISA); Cerrado: ecologia e restauração (Giselda Durigan, Instituto Florestal)

12h00 - Almoço

14h às 20h
Feira de iniciativas socioambientais
Mostra de cinema ambiental

14h às 16h
Mini-cursos: Sistemas de integração lavoura-pecuária e produção sustentável de soja (Embrapa); Capacitação para o Monitoramento da Quantidade e Qualidade da Água (Agência Nacional de Águas)

18h - Mesa-redonda: Adequação Socioambiental de Propriedades Rurais: Limites e Desafios (Gina Timótheo, TNA; Marcos Reis, Aliança da Terra; Alex Marega, Sema-MT e Ricardo Mastrangelli, Rhazão Florestal)

20h - Apresentação Cultural

17/10/08 - Sexta-feira

8h30 - Mesa-redonda: A Questão Energética e de Infra-estrutura no Xingu (Lilian F. Santos, Superintendente de Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Sema – MT; Iara Vasco, FUNAI e Pablo Kamaiurá, representação indígena)

10h00 - Mini-cursos: Sementes, Viveiros e Produção de Mudas (Ivan Loch, Secretaria de Sgricultura de Canarana e José Nicola da Costa, do ISA); Culinária do Cerrado (José Orlando M. Madalena, Embrapa CPAC); Mercado de carbono e cenários futuros (Paulo Moutinho e Claudia Stickler, do IPAM); Sistemas de integração lavoura-pecuária e produção sustentável de soja (Embrapa)

Oficinas: Agrofloresta (Osvaldo Sousa, ISA); Potencial e alternativas econômicas do Cerrado (Clóvis José de Almeida, empresa Frutas do Cerrado)

12h00 - Almoço

14h às 20h
Feira de iniciativas socioambientais
Mostra de cinema ambiental

14h às 16h
Mini-cursos: Sistemas de integração lavoura-pecuária e produção sustentável de soja (Embrapa); Capacitação para o Monitoramento da Quantidade e Qualidade da Água Agência Nacional de Águas)

18h - Mesa-redonda: Os Diferentes Usos Econômicos do Cerrado e da Floresta (Luciano Mattos, Embrapa Meio Ambiente; Leonel Pereira, Departamento de Florestas/MMA; Alexandre Correa, Sítio Recanto Água Limpa)

20h - Apresentação Cultural

18/10/08 - Sábado

8h30 - Mesa-redonda: O Carbono Socioambiental do Xingu (Márcio Santilli, ISA; Osvaldo Stella, IPAM; Laurent Micol, ICV e Ana Luísa Mancini da Riva, IFC)

10h00 - Mini-cursos: Sementes, Viveiros e Produção de Mudas (Ivan Loch, Secretaria de Sgricultura de Canarana e José Nicola da Costa, do ISA); Culinária do Cerrado (José Orlando M. Madalena, Embrapa CPAC); Mercado de carbono e cenários futuros (Paulo Moutinho e Claudia Stickler, do IPAM); Sistemas de integração lavoura-pecuária e produção sustentável de soja (Embrapa)

Oficinas: Agrofloresta (Osvaldo Sousa, ISA); Restauração de Mata Ciliar (Giselda Durigan, Instituto Florestal)

12h00 - Almoço

14h às 20h
Feira de iniciativas socioambientais
Mostra de cinema ambiental

14h às 16h
Mini-cursos: Capacitação para o Monitoramento da Quantidade e Qualidade da Água (Agência Nacional de Águas)

16h - Acompanhamentos e Encerramento

20h - Apresentação Cultural

Informações para a imprensa:
Sara Nanni
Assessora de Imprensa - Programa Xingu/ ISA
sarananni@socioambiental.org
tel: (66) 3478 3491; 9231 3665
www.yikatuxingu.org.br
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source