De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Funasa leva água tratada aos Yanomami

29/10/2008

Fonte: Funasa - www.funasa.gov.br




A Coordenação Regional de Roraima (Core/RR), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), concluiu o sistema de abastecimento de água nos pólos base do Novo Demini, Apiaú e Paapiú, que atendem as comunidades do Antônio e do Abraão (Novo Demini), Hadianai (Apiaú) e Maloca Paapiú (Paapiú).

Ao todo serão aproximadamente 400 indígenas beneficiados diretamente com a implantação do sistema de abastecimento de água nas quatro comunidades e no posto médico e hospital do Paapiú, todos na reserva Yanomami.

No Novo Demini, as comunidades do Antônio e do Abraão (que fica localizado no município de Barcelos-AM), a população de 287 índios foi beneficiada com um sistema completo de abastecimento composto por um poço artesiano, uma caixa d’água com capacidade de 5 mil litros e uma casa para o grupo gerador que leva água encanada a 52 malocas, por meio de 1.100 metros de tubulação.

A comunidade da Hadianai, município de Mucajaí-RR, foi contemplada com o mesmo sistema de abastecimento de 845 metros, que levará água encanada a 12 malocas, beneficiando 75 indígenas.

Para o coordenador regional Marcelo Lopes, a Funasa vem cumprindo seu papel de promover a saúde indígena, com o fornecimento de água tratada para comunidades que moram em locais de difícil acesso.

"Esse é um novo momento do Distrito Yanomami e embora saibamos que a área Yanomami é uma região de difícil acesso, também sabemos que os yanomamis almejam os benefícios da Funasa", disse Marcelo Lopes.

Com essa ação, o coordenador espera diminuir os índices de doenças causadas pelo consumo de água suja ou contaminada, tais como a verminose e a diarréia.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.