De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Presos cinco garimpeiros dentro da reserva kayabi

21/11/2002

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



Uma megaoperação realizada na Reserva Indígena Kayabi, em Juara, viabilizou a prisão de cinco garimpeiros, dezenas de armas, grande quantidade de mercúrio e barcos. A determinação é do Ministério da Justiça e a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar. A operação deve durar mais cinco dias em decorrência da extensão da área.

Nos últimos oito anos, os índios lutam para que invasores (madeireiros e pecuaristas), que se apossaram da terras, sejam expulsos delas. Alvo de freqüentes invasões, a reserva abriga 274 índios de três etnias: kayabi, apiaká e munduku. Eles ocupam uma área de 109.245,38 hectares que ainda não foi demarcada pela União. A portaria 1.149 de 2 de outubro de 2002 propõe a criação e ampliação da área.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.