De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Presos 4 suspeitos da morte de cacique guarani-caiová

17/01/2003

Fonte: Estado de S. Paulo-São Paulo-SP



Quatro empregados da Fazenda Brasília Sul, situada em Juthy, a 280 quilômetros de Campo Grande, estão sendo responsabilizados pela morte do cacique guarani-caiová Marcos Veron, ocorrida na segunda-feira. Estevão Romero e Carlos Roberto dos Santos foram presos nesta quinta-feira, segundo nota divulgada pela Superintendência da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul.

A nota esclarece que os outros dois, o administrador da fazenda, Nivaldo Alves de Oliveira ,e o funcionário Talison Mezenga Teixeira, estão foragidos.

O cacique, que no sábado passado comandou a invasão da fazenda, foi espancado na madrugada de segunda-feira desta semana no local da invasão. Morreu oito horas depois no Hospital Evangélico, na cidade de Dourados, a 40 quilômetros da fazenda.

Por exigência dos índios, o sepultamento de Veron foi feito dentro da fazenda, na última terça-feira. Um grupo de 125 guaranis-caiovás que acompanharam o enterro armou barracas próximas da sepultura do cacique e permanecem no local.

O proprietário Jacinto Honório Filho, pediu reintegração de posse na Justiça. O administrador do Núcleo Regional da Funai, Jonas Rosa disse que os índios não querem deixar a área. Ficarão ali até que o Governo federal reconheça o lugar como sendo a Aldeia Taquara, que ocupa 9 mil hectares da Fazenda Brasília Sul, conforme garante a tribo.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.