De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Saúde Ianomami Entidades discutem plano de ação conjunta para 2003

05/12/2002

Fonte: Brasil Norte-Boa Vista-RR



Os profissionais de saúde que atuam na área Ianomami, participam até amanhã, no Hotel Uiramutã, da Oficina de Trabalho sobre DST (Doença Sexualmente Transmissível)/Aids no Distrito Sanitário Ianomami.
O evento começou ontem, com a apresentação das Diretrizes nacionais, apresentada pela representante do Programa Nacional DTS/Aids, Vera Lopes, e ainda as palestras sobre o fluxo de informação e vigilância epidemiológica.
Durante a tarde, cada instituição que atua na área Ianomami, como a Urihi, Diocese de Roraima, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sanitário, Serviço de Cooperação com o Povo Ianomami, Missão Novas Tribos do Brasil, Missão Evangélica da Amazônia, Médicos do Mundo e Funasa, tiveram 15 minutos para apresentarem seus trabalhos.
Na programação de hoje, serão apresentados relatórios da oficina de 1988 e 2001 e ainda haverá discussão com o representante da Funasa, José Faustino.
Também está prevista a palestra sobre o "Levantamento da situação atual de capacitação de profissionais e os avanços nos últimos anos".
A palestrante, Aldacy Xavier, representante da Funasa, disse que a capacitação de recursos humanos, tratamentos e maiores informações para quem trabalha com essa comunidade indígena, quanto às DSTs e Aids tiveram avanço nos últimos dois anos.
Segundo ela, não há conhecimento de casos de Aids entre os índios, e quanto as DSTs, foram registrados alguns casos.
"Não sei dizer quais casos são estes, mas posso dizer que as doenças mais comuns ainda entre os Ianomami são: diarréia e tuberculose".
Em discussão hoje também, segundo Aldacy, estará o tema: "padronização de condutas de diagnóstico e tratamento". Amanhã, último dia do evento, será elaborado um plano de ação conjunta para 2003 com os seguintes objetivos: Abordagem Sindrômica, Educação em Saúde, capacitação de profissionais envolvidos com a saúde e educação nas comunidades.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.