De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios Yanomami querem reconhecimento de escolas

09/04/2003

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



Uma comissão de índios Yanomami, acompanhada de organização não-governamental Comissão Pró-Yanomami (CCPY) e membros da Urihi, foram ontem pela manhã, na Secretaria Estadual de Educação reivindicar o reconhecimento de escolas em áreas Yanomami.

O grupo conversou com o secretário de Educação em exercício, Newton Campos, para quem foi entregue o documento oficializando o pedido. As lideranças indígenas querem o acompanhamento do processo de reconhecimento das escolas por parte da secretaria.

Estima-se que existam de 60 a 70 escolas Yanomami apenas em território roraimense. A população é de aproximadamente 10 mil, somados os índios do Amazonas e Roraima.

Newton Campos afirmou que as escolas serão reconhecidas em breve. "O processo é um pouco lento, mas vamos contribuir no que for possível", afirmou aos líderes indígenas e representantes das Ongs. Ele disse que os técnicos vão analisar os documentos. "Temos interesse de reconhecer os direitos dessas comunidades", disse.

O Conselho de Educação do Estado aprovou uma norma de Educação Indígena em Roraima, que garante o reconhecimento das escolas indígenas. Com a entrega do documento, será possível dar continuidade ao processo de legalização das escolas em área Yanomami.

O processo está sendo acompanhado por membros do Conselho de Educação e técnicos da Secretaria de Educação. Newton afirmou ser preciso fazer auditorias, acompanhamentos pedagógicos e matriz curricular.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.