De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

ONG envia carta à ONU pedindo providência contra garimpeiros em reserva Yanomami

02/04/2010

Autor: Cyneida Correia

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/




O diretor da Survival, Stephen Corry, enviou na última quarta-feira (31), uma carta para James Anaya, relator especial de Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas da Ornganização das Nações Unidas (ONU), pedindo providências contra a entrada de garimpeiros na terra indígena Yanomami.

O documento pede que o relator especial faça uma intervenção urgente nos garimpos ilegais existentes no território indígena. Segundo Corry, o pedido de intervenção da ONU foi feito devido à inércia do governo brasileiro para retirar os garimpeiros da reserva.

"Pedimos que levante esta questão com o governo brasileiro para que aja rapidamente, removendo todos os mineiros ilegais do território Yanomami, e que evite a entrada de outros invasores ilegais no futuro", disse na carta.

A ONG Survival acredita que o governo brasileiro deve cumprir a sua obrigação constitucional de proteger o território indígena de invasões. "Nós acreditamos que o governo, em consulta com os yanomami, deve estabelecer uma proteção viável para o território, bem como dissuadir as repetidas invasões. A Hutukara Associação Yanomami está extremamente preocupada com a presença de garimpeiros. A entidade escreveu numerosas cartas e pediu ajuda a uma série de departamentos governamentais, como Funai, Polícia Federal e até ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que removessem os mineiros, mas nada foi feito", disse o representante da Survival, acrescentando que a presença dos garimpeiros pode gerar violência, destruição e até perda de vidas.

http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=83466
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.