De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Deputado pede intervenção para evitar conflito em São José do Xingu

03/05/2010

Fonte: O Documento (MT) - http://www.odocumento.com.br



O deputado Adalto de Freitas Filho (Daltinho-PMDB) informou que solicitará a intervenção da Polícia Federal e Funai para atuar no desbloqueio da balsa que faz a travessia do Rio Xingu, ligando a Região do Araguaia ao Norte de Mato Grosso.

Segundo o deputado, o prefeito de São José do Xingu, Gilberto Mendes Leoncini, pediu ajuda considerando que há uma semana os índios da etnia Caiapó paralisaram a balsa impedindo a travessia do rio, causando transtornos à população de São José do Xingu e Norte do estado. A balsa liga Colíder e Matupá a São José do Xingu, pela BR-080; Colíder a uma distância de 220 Km e Matupá, 280 Km de São José do Xingu.

O bloqueio ocorreu por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Os índios da etnia Caiapó não aceitam a construção da usina e o bloqueio é para impedir a construção da obra. O deslocamento pela BR-080 está interditado; é preciso percorrer um percurso de 1.300 km, no trecho entre São José do Xingu à Colíder. Outro transtorno causado é que não está sendo possível fazer o transporte e abate de gado no frigorífico de Colíder, região de São José do Xingu. O abastecimento de alimentos, entre Colíder e São José do Xingu também não está podendo ser realizado.

Considerando os problemas que vêm ocorrendo pelo bloqueio realizado pelos indígenas, o deputado solicitou providências urgentes para o desbloqueio. "A BR 080 é uma via de escoamento de produção, de soja, gado e alimentos, e a comunidade está ilhada e enfrentando uma situação de precariedade", justificou o deputado Daltinho. "Vamos pedir providências urgentes das autoridades e setores competentes para resolver o problema", garantiu o deputado.

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=331104
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.