De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Anac veta pistas irregulares e deixa índios sem médicos

26/06/2010

Fonte: FSP, Poder 2, p. 5



Anac veta pistas irregulares e deixa índios sem médicos

Jean-Philip Struck
De São Paulo

Cerca de 5.000 índios da terra indígena Ianomâmi (RR e AM) estão com o atendimento médico prejudicado desde 12 de junho, quando aviões que prestavam serviços de saúde foram proibidos pela Anac de utilizar 34 pistas consideradas irregulares.
Segundo a Funasa, a suspensão dos voos afeta o atendimento de casos graves, que exigem internação em hospitais. As remoções têm sido feitas por helicópteros, mais lentos e caros que os aviões.
As aeronaves também transportavam agentes e médicos da Funasa, que ficavam cerca de 20 dias nas aldeias até serem substituídos por uma outra equipe. Agora eles não têm permanecido na reserva, e o atendimento é feito por equipes de índios.
Segundo a Funasa, a suspensão dos voos ocorreu após a empresa de táxi aéreo que prestava serviços à fundação ter recebido duas multas da Anac e ser ameaçada de perder o registro por usar pistas não homologadas.
Davi Kopenawa Yanomami diz que a suspensão pegou os índios de surpresa, que protestaram em Boa Vista: "Estamos preocupados, mas também com raiva".
Ao todo, 34 das 105 pistas da terra indígena não estão recebendo voos. Na terra indígena vivem cerca de 16 mil índios. A Funasa diz ter pedido a homologação das pistas.
A Anac diz que empresas que prestam serviço médico podem operar em pistas não regulamentadas se pedirem autorização, o que não foi feito, e que a homologação das pistas depende do Conselho de Defesa Nacional pois estão em uma área de fronteira.

FSP, 26/06/2010, Poder 2, p. 5

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2606201028.htm
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.