De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Funasa/RO realiza ação de combate a diabete e hipertensão em aldeias Cinta Larga

21/07/2010

Fonte: Central de Notícias de Rondônia - http://www.cnro.com.br



Ações de educação e atendimento em saúde estão sendo realizadas pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core/RO), nas aldeias Roosevelt Central e Tenente Marques João, em Cacoal. A iniciativa, coordenada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), faz parte do 'Programa de Saúde da Família Indígena' (PSFI), e visa desenvolver ações de orientação e prevenção de doenças como, diabete e hipertensão, nas comunidades indígenas Cinta Larga.

O trabalho conta com a participação de 14 profissionais e pretende atender cerca de 300 índios, de 69 famílias. A primeira etapa da ação ocorreu no início deste mês, com o trabalho de limpeza e desinfecção de caixas de água, poços e execução de reparos hidráulicos, na aldeia Roosevelt Central.

Até a próxima sexta-feira (23) os profissionais da Funasa/RO realizam visitas domiciliares; palestras sobre hipertensão, diabetes e hábitos alimentares, atendimento de emergência e de enfermagem; dinâmicas; consultas médicas; aferição de pressão arterial, peso e altura; realização de escovações e distribuição de kits de higiene bucal; vacinação e outros.

http://www.cnro.com.br/noticia.php?id=34153
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.