De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Ibama doa mogno para projetos educacionais e habitacionais de índios Kaiapós

24/08/2003

Fonte: 24 Horas News-Cuiabá-MT



O Ibama está disponibilizando mais 8,5 mil metros cúbicos de mogno, resultantes da apreensão de madeira em toras na região de São Félix do Xingu, para doação aos índios Kaiapó. A medida é parte da estratégia do órgão de resolver todas as pendências na Amazônia Legal, relacionadas com a extração irregular da madeira.

A proposta do Ibama é fazer a doação para os Kaiapó das aldeias Mektire, Kremoro, Kokraimoro, ubenkdire e Pykany, no Mato Grosso e Kedjan e Pykaranrankre, no Pará. Em junho último foram doados 6 mil toras (cerca de 14 mil m3) para a FASE - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, que as repassou ao Movimento de Desenvolvimento da Transamazônica e do Xingu- MDTX para aplicação em projetos educacionais e habitacionais na região.

Em levantamento recente o Ibama identificou a existência de 40,6 mil metros cúbicos de mogno em toras e 25,7 mil metros cúbicos em madeira serrada. Grande parte dessa madeira está retida sob a guarda do Ibama, aguardando decisão judicial. Segundo o consultor Igor Mousasticoshvily Junior, do Ministério do Meio Ambiente, à medida em que essa madeira for liberada pela Justiça, o Ibama se encarregará da doação.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.