De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios receberão ajuda do Estado, Prefeituras e produtores rurais

29/08/2003

Fonte: Midianews-Cuiabá-MT



O protocolo de intenções assinado nesta sexta-feira (29.08), na Reserva Indígena de Sangradouro/Volta Grande, entre Governo do Estado, Municípios de Primavera do Leste, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim garante investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Agricultura.

O objetivo principal do acordo assinado é garantir a melhoria da qualidade de vida dos índios da etnia xavante que moram na Reserva Sangradouro e Volta Grande e estabelecer a harmonia entre os silvícolas e os produtores da região.

Entre as ações que o Governo executará na reserva destacam-se a construção de novas escolas, a instituição de cursos profissionalizantes para a população indígena, a construção de um posto de saúde, implementando ações de assistência médica e odontológica. Também prevê a implementação de projetos de capacitação, assistência técnica e fomento na criação de animais, piscicultura, cultivo de essências nativas, instalação de pomar.

Compete aos Municípios parceiros a atuação conjunta na execução das atividades e envidar esforços na construção de base física para a sede, em Primavera do Leste, da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Aos produtores rurais, o Governo solicitou a viabilização do plantio de culturas alimentares (arroz, feijão, milho) para o pleno consumo da comunidade indígena. Também cabe aos produtores o incentivo às atividades de plantio de roça tradicional no entorno da aldeia.

À Funai cabe promover e facilitar o que foi pactuado no protocolo de intenções, especialmente no tocante à reintegração da comunidade indígena com os produtores rurais. E ao Ministério da Justiça, além de suas atribuições legais, fica a missão de envidar esforços para a implementação efetiva do acordo assinado.

O governador Blairo Maggi disse ao administrado regional da Funai, Edson Beiriz, que não concorda com a atitude de se manter os índios como se estivessem em um zoológico. "É preciso garantir meios de sobrevivência sustentáveis e é possível fazer isto sem perder as características e princípios culturais da etnia", disse Maggi.

O governador completou a afirmação destacando que o Governo sabe de suas responsabilidades e que está trabalhando para dar um tratamento diferenciado à questão indígena no Estado. "Não podemos continuar a agir como se este problema não fosse da alçada do Governo Estadual", afirmou.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.