De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

MS: menino indígena morre de desnutrição em área de conflito

23/09/2010

Fonte: Portal Terra - http://noticias.terra.com.br/



Uma criança de 3 anos, da etnia indígena Guarani Kaiowá, morreu na quarta-feira de uma parada cardícaca provocada pela desnutrição. O menino morava em uma área de conflito entre indígenas e fazendeiros no município de Coronel Sapucaia (MS), na fronteira com o Paraguai.

Em nota, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), responsável pela assistência médica aos povos indígenas, afirmou que conflitos entre fazendeiros e índios dificultam o atendimento das equipes na região. O garoto recebeu assistência médica somente na quarta-feira, quando foi encaminado à Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de Amambai e depois ao Hospital Regional do município, onde morreu pelo agravamento do quadro de diarreia, vômitos, febre e distensão abdominal.

Após a morte, a Funasa e o município de Coronel Sapucaia decidiram elaborar um plano emergencial de intervenção na região de conflito. Na nota, a Fudação afirma ter "dificuldades em realizar ações de saúde de forma continuada em regiões de conflitos por terras no Estado do Mato Grosso do Sul, devido à insegurança ocasionada para as equipes de saúde, além das dificuldades de acesso e por se tratar de propriedades particulares que não se configuram como terras indígenas", diz o comunicado.

A área em que o menino vivia está sendo disputada entre índios e fazendeiros da região. Em julho deste ano, a Justiça determinou a permanência dos índios no local.


http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4695248-EI8139,00-
MS+menino+indigena+morre+de+desnutricao+em+area+de+conflito.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.