De Pueblos Indígenas en Brasil

News

MPF/PA recomenda à Funai conclusão de estudos sobre Terra Indígena Cobra Grande

07/02/2011

Fonte: MPF/PA - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/



Procuradora quer formação de grupo técnico em 30 dias; trabalho de levantamento se prolonga desde 2008

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) enviou recomendação ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, para que dê prosseguimento aos estudos de identificação e delimitação da Terra Indígena Cobra Grande em Santarém. A procuradora da República Nayana Fadul deu prazo de 30 dias para que seja constituído um grupo técnico e iniciados os estudos cartográficos e levantamentos fundiários.

Os trabalhos de levantamento para demarcação da Terra Cobra Grande, que abriga os povos indígenas Arapium, Tapajó e Jaraki, foram iniciados em 2001, quando a Funai criou o primeiro grupo técnico para a tarefa. Em 2008, foi criado o grupo técnico para identificação e delimitação das terras, sem que se chegasse a uma conclusão.

Na última tentativa ocasião, em 2008, ficaram faltando justamente os estudos de natureza cartográfica e fundiária. Agora, o MPF quer ver a conclusão desses levantamentos. Pediu ao presidente da Funai que, além de criar novo grupo técnico, apresente à Procuradoria da República em Santarém um planejamento completo dos trabalhos, com identificação dos profissionais e prazos definidos para cada etapa.

A demora na conclusão da demarcação vem trazendo riscos à sobrevivência dos povos indígenas que habitam na área. Eles vêm se deparando com invasores interessados em plantar soja, criar gado, retirar madeira ilegalmente e praticar caça e pesca predatórias.

Além disso, inúmeros são os conflitos entre indígenas e não indígenas. Os casos de violência e discriminação contra os índios são tantos que o MPF já pediu até abertura de inquérito à Polícia Federal.

Além de invasores ilegais, outro problema surgiu para os indígenas, com a demora na demarcação: o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) criou um assentamento agroextrativista que se sobrepõe às terras dos índios.

A recomendação é uma forma de atuação extrajudicial do MPF, para assegurar que autoridades públicas ou entidades privadas cumpram com seus deveres legais. Se não for respondida, pode dar início a um processo judicial. O presidente da Funai têm 15 dias para informar sobre as providências.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/mpf-recomenda-a-funai-conclusao-de-estudos-sobre-terra-indigena-cobra-grande
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source