De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Na abertura da Aldeia COP, Funai ressalta importância da Conferência para promover participação, debate e protagonismo indígena

12/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A presença dos povos indígenas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), é para reforçar a mensagem de inclusão das pautas indígenas, como por exemplo, a demarcação de terras e proteção territorial. Foi o que evidenciou a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, durante a abertura oficial da Aldeia COP, iniciativa do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) para fortalecer a participação indígena no evento. A abertura ocorreu na terça-feira (11).

Que possamos colocar na mesa de debate a demarcação e proteção das terras indígenas. Proteger quem cuida da floresta, quem vive da biodiversidade e protege os recursos naturaisJoenia Wapichana, presidenta da Funai
"Que possamos colocar na mesa de debate da COP a demarcação e proteção das terras indígenas. Proteger principalmente quem cuida da floresta, quem vive da biodiversidade e protege os recursos naturais", afirmou a presidenta, reforçando que a Aldeia COP é um espaço de promoção, debate e protagonismo indígena.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, também evidenciou a importância da programação para fortalecer a participação indígena. "Os povos indígenas chegam na COP30 para construir um espaço para que, juntos, possamos reforçar o protagonismo indígena, seja na área governamental ou em ambientes de debates do clima", explicou.

A liderança indígena do povo Kayapó Raoni Metuktire pediu respeito aos povos indígenas e aos territórios. "Contem comigo para construirmos documentos de pedidos de defesa, demarcação dos territórios e respeito aos povos indígenas. Não podem mais continuar destruindo as florestas e nossos territórios", afirmou.

Presença indigena
O espaço da Aldeia COP está recebendo cerca de 3 mil indígenas, de diferentes regiões e biomas do Brasil. O local está sediado na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Contem comigo para construirmos documentos de pedidos de defesa, demarcação dos territórios e respeito aos povos indígenasRaoni Metuktire, líder indígena do povo Kayapo
Tupã Mirim Ju Yan Guarani, do povo Guarani, da Terra Indígena Tekoa Itakupe, do estado de São Paulo, afirmou que a Aldeia COP é um espaço legítimo para e dos povos indígenas. "Está sendo um espaço riquíssimo culturalmente; é uma forma de nós indígenas mostrarmos que podemos sim construir um espaço de debate em prol das vidas indígenas e da nossa biodiversidade. E estar aqui é representar todos os povos e nossos líderes e ancestrais, em uma grande aldeia", concluiu.

Aldeia COP
A iniciativa busca promover a maior e melhor participação indígena da história das COPs e conta com uma ampla programação cultural e debates com importantes atores da pauta ambiental e social, reforçando o protagonismo indígena como parte fundamental da construção de soluções para a crise climática.

Somam-se a essa iniciativa a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), entre outros, no intuito de fortalecer a mobilização e a logística necessárias para garantir a presença indígena.

COP 30
A COP 30 é um evento internacional que acontece para discutir a ação climática, reunindo líderes mundiais e representantes da sociedade civil para debater a redução de emissões, adaptação às mudanças climáticas e financiamento para países em desenvolvimento.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/na-abertura-da-aldeia-cop-funai-ressalta-importancia-da-conferencia-para-promover-participacao-debate-e-protagonismo-indigena
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.