De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai reforça a importância da educação escolar indígena como ferramenta no enfrentamento à emergência climática

12/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A educação como ferramenta de defesa dos povos indígenas, de proteção do planeta e no enfrentamento da mudança climática foi assunto principal da abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena na COP 30. O evento aconteceu nesta quarta-feira (12) no Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém (PA), e é realizado pelo Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (Fneei), com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A presidenta da autarquia indigenista, Joenia Wapichana, afirmou que a educação escolar indígena sempre teve um importante papel para a defesa dos povos indígenas.

"Seja no fortalecimento da cultura indígena ou na demarcação territorial, a educação escolar sempre foi importante para as discussões e tomadas de decisões dentro dos territórios e para os povos indígenas. É uma educação específica e diferenciada, que respeita as formas de pensar, se organizar e viver dos indígenas. Por isso, se faz necessária a presença desse encontro e do movimento escolar indígena durante a COP 30, fortalecendo a presença e a luta dos povos também na pauta climática", disse a presidenta.

A diretora de Gestão Ambiental e Territorial, Lucia Alberta Baré, que acompanha o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena como coordenadora-executiva, reforçou que o enfrentamento da mudança climática também começa na educação escolar indígena.

"Esse fórum é para marcar a presença das professoras, dos professores e dos estudantes indígenas, além das organizações e instituições que lutam por uma educação indígena de qualidade e principalmente em prol da autonomia e inclusão dos povos indígenas em todos os ambientes sociais, assim como no debate climático da COP 30", ressaltou.

Encontro
O VIII Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena na COP 30 tem como tema "Por uma Pedagogia dos Territórios e dos Biomas - Educação para Manejo do Clima", e será realizado até o próximo dia 22 de novembro, com diversos debates. Além disso, o evento busca apresentar publicamente um manifesto das lutas indígenas, parceiros institucionais e organismos internacionais para a defesa da educação indígena e dos territórios tradicionais.

O evento reúne professores, educadores, estudantes e lideranças indígenas de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer a educação escolar indígena e o protagonismo dos povos na luta climática.

Fneei
Criado para fortalecer a Educação Escolar Indígena, o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena é um espaço de diálogo e articulação entre lideranças indígenas, educadores e o Estado. O Fneei atua na promoção de políticas públicas que valorizem os saberes tradicionais, as línguas e os territórios indígenas, conforme previsto na Constituição Federal e no Plano Nacional de Educação (PNE).

O Fórum tem se envolvido ativamente na análise e implementação da Política Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, contribuindo para a construção de uma educação que respeite e valorize as especificidades socioculturais e linguísticas de cada povo e comunidade indígena.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-reforca-a-importancia-da-educacao-escolar-indigena-como-ferramenta-no-enfrentamento-a-emergencia-climatica
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.