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Funai reforça a importância da educação escolar indígena como ferramenta no enfrentamento à emergência climática
12/11/2025
Fonte: Funai - https://www.gov.br
A educação como ferramenta de defesa dos povos indígenas, de proteção do planeta e no enfrentamento da mudança climática foi assunto principal da abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena na COP 30. O evento aconteceu nesta quarta-feira (12) no Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém (PA), e é realizado pelo Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (Fneei), com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
A presidenta da autarquia indigenista, Joenia Wapichana, afirmou que a educação escolar indígena sempre teve um importante papel para a defesa dos povos indígenas.
"Seja no fortalecimento da cultura indígena ou na demarcação territorial, a educação escolar sempre foi importante para as discussões e tomadas de decisões dentro dos territórios e para os povos indígenas. É uma educação específica e diferenciada, que respeita as formas de pensar, se organizar e viver dos indígenas. Por isso, se faz necessária a presença desse encontro e do movimento escolar indígena durante a COP 30, fortalecendo a presença e a luta dos povos também na pauta climática", disse a presidenta.
A diretora de Gestão Ambiental e Territorial, Lucia Alberta Baré, que acompanha o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena como coordenadora-executiva, reforçou que o enfrentamento da mudança climática também começa na educação escolar indígena.
"Esse fórum é para marcar a presença das professoras, dos professores e dos estudantes indígenas, além das organizações e instituições que lutam por uma educação indígena de qualidade e principalmente em prol da autonomia e inclusão dos povos indígenas em todos os ambientes sociais, assim como no debate climático da COP 30", ressaltou.
Encontro
O VIII Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena na COP 30 tem como tema "Por uma Pedagogia dos Territórios e dos Biomas - Educação para Manejo do Clima", e será realizado até o próximo dia 22 de novembro, com diversos debates. Além disso, o evento busca apresentar publicamente um manifesto das lutas indígenas, parceiros institucionais e organismos internacionais para a defesa da educação indígena e dos territórios tradicionais.
O evento reúne professores, educadores, estudantes e lideranças indígenas de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer a educação escolar indígena e o protagonismo dos povos na luta climática.
Fneei
Criado para fortalecer a Educação Escolar Indígena, o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena é um espaço de diálogo e articulação entre lideranças indígenas, educadores e o Estado. O Fneei atua na promoção de políticas públicas que valorizem os saberes tradicionais, as línguas e os territórios indígenas, conforme previsto na Constituição Federal e no Plano Nacional de Educação (PNE).
O Fórum tem se envolvido ativamente na análise e implementação da Política Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, contribuindo para a construção de uma educação que respeite e valorize as especificidades socioculturais e linguísticas de cada povo e comunidade indígena.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-reforca-a-importancia-da-educacao-escolar-indigena-como-ferramenta-no-enfrentamento-a-emergencia-climatica
A presidenta da autarquia indigenista, Joenia Wapichana, afirmou que a educação escolar indígena sempre teve um importante papel para a defesa dos povos indígenas.
"Seja no fortalecimento da cultura indígena ou na demarcação territorial, a educação escolar sempre foi importante para as discussões e tomadas de decisões dentro dos territórios e para os povos indígenas. É uma educação específica e diferenciada, que respeita as formas de pensar, se organizar e viver dos indígenas. Por isso, se faz necessária a presença desse encontro e do movimento escolar indígena durante a COP 30, fortalecendo a presença e a luta dos povos também na pauta climática", disse a presidenta.
A diretora de Gestão Ambiental e Territorial, Lucia Alberta Baré, que acompanha o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena como coordenadora-executiva, reforçou que o enfrentamento da mudança climática também começa na educação escolar indígena.
"Esse fórum é para marcar a presença das professoras, dos professores e dos estudantes indígenas, além das organizações e instituições que lutam por uma educação indígena de qualidade e principalmente em prol da autonomia e inclusão dos povos indígenas em todos os ambientes sociais, assim como no debate climático da COP 30", ressaltou.
Encontro
O VIII Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena na COP 30 tem como tema "Por uma Pedagogia dos Territórios e dos Biomas - Educação para Manejo do Clima", e será realizado até o próximo dia 22 de novembro, com diversos debates. Além disso, o evento busca apresentar publicamente um manifesto das lutas indígenas, parceiros institucionais e organismos internacionais para a defesa da educação indígena e dos territórios tradicionais.
O evento reúne professores, educadores, estudantes e lideranças indígenas de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer a educação escolar indígena e o protagonismo dos povos na luta climática.
Fneei
Criado para fortalecer a Educação Escolar Indígena, o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena é um espaço de diálogo e articulação entre lideranças indígenas, educadores e o Estado. O Fneei atua na promoção de políticas públicas que valorizem os saberes tradicionais, as línguas e os territórios indígenas, conforme previsto na Constituição Federal e no Plano Nacional de Educação (PNE).
O Fórum tem se envolvido ativamente na análise e implementação da Política Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, contribuindo para a construção de uma educação que respeite e valorize as especificidades socioculturais e linguísticas de cada povo e comunidade indígena.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-reforca-a-importancia-da-educacao-escolar-indigena-como-ferramenta-no-enfrentamento-a-emergencia-climatica
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