De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

RR: monomotor desaparece em área indígena

01/04/2007

Autor: Cyneida Correia

Fonte: Terra



A Infraero está coordenando as buscas a um avião monomotor que desapareceu no sábado em uma área indígena de Roraima com três pessoas a bordo. Quatro aviões e um helicóptero estão na área próxima à Missão Catrimani, localizado no município de Caracaraí, região oeste do Estado, onde o avião foi localizado pela última vez no radar. A aeronave transportava agentes de saúde da Diocese de Roraima para a área indígena yanomami. A região é de difícil acesso, cercada pela floresta amazônica.

O vôo da agência de táxi aéreo Paramazônia, localizada em Manaus (AM) saiu de Boa Vista (RR) por volta de 16h de sábado e desapareceu do radar por volta de 17h30, segundo informações fornecidas pela Agência Nacional de Avião (Anac). Na Diocese de Roraima, o bispo d. Roque Palochi confirmou o desaparecimento da aeronave. Segundo ele, além do piloto, estavam na aeronave o auxiliar de epidemiologia Marcos Xavier Cardoso e o técnico de enfermagem Darciel Santos Carvalho.

"O rastreamento realizado com três aviões e um helicóptero não teve até agora nenhum resultado. Estamos aguardando e a única coisa que sabemos é que está desaparecido em uma área de difícil acesso", disse d. Roque em entrevista ao Terra. O Pronto Socorro Estadual de Boa Vista, único do Estado, já foi acionado para receber os possíveis feridos.

O explicou que a diocese presta serviços à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em quatro áreas indígenas de Roraima, inclusive a missão Catrimani. São 44 funcionários que passam em média 15 dias nas áreas yanomami. As tribos tem pouco contato com a civilização e em todos os locais só se chega de avião. A aerovane estava fazendo uma troca de rotina dos funcionários quando desapareceu.

Missão
A Missão Catrimani foi fundada pelos missionários da Consolata e conta com um total de 505 indígenas yanomami divididas em doze grupos ou etnias. O complexo tem várias casas que serve de apoio para as missões de saúde da Funasa.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.