De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índio ameaçado em Dourados está sem proteção policial

28/03/2005

Autor: Helio de Freitas

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



O guarani-caiuá, ameaçado de morte após denunciar a retenção ilegal de cartões e senhas bancárias de índios aposentados por mercearias e mercados de Dourados, não está recebendo nenhuma proteção policial. As ameaças foram feitas na semana passada. O índio foi um dos aposentados que estavam com os cartões retidos no dia 14 deste mês, quando a CPI da Desnutrição, da Assembléia Legislativa, realizou audiência em Dourados. O vereador Paulo Henrique Bambu (PSC), membro da Comissão Especial da Câmara que dá suporte à CPI estadual, disse que o índio está "em um local seguro", fora da aldeia Jaguapiru, mas confirma que não existe vigilância policial.
Segundo ele, a ameaça foi denunciada formalmente à Polícia Civil, mas o entendimento é de que "pelo menos por enquanto", o índio não necessita de proteção policial. A mulher do ameaçado, que também estava com o cartão retido, voltou para a aldeia. Bambu afirma que ela não corre perigo, já que as ameaças estariam centralizadas no índio.
O vereador disse que o problema será discutido com o MPF (Ministério Público Federal) e com a Funai (Fundação Nacional do Índio). Ele garantiu que o índio ameaçado continuará recebendo proteção da Comissão Especial da Câmara. "Se for preciso, vamos levá-lo para outra cidade ou até para outro Estado", garantiu.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.