De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Universidades fazem vestibular específico para índios.

13/10/2004

Fonte: Instituto Warã



As universidades federais do Paraná são instituições pioneiras no país na implantação de vestibular específico para povos indígenas. O concurso vem sendo realizado nos últimos anos e sendo aprimorado pela Comissão Universidade para os Índios (Cuia).

Foi no dia 08/10 realizada uma reunião para definir os procedimentos para a realização do 4º Vestibular Interinstitucional dos Povos Indígenas do Paraná. Durante o encontro, os integrantes da comissão debateram questões como a elaboração das provas do concurso, além de avaliar e planejar suas atividades.

O próximo vestibular para os povos indígenas será realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), de 18 a 20 de janeiro de 2005. O concurso vai oferecer 23 vagas nos mais diversos cursos oferecidos nas seis universidades estaduais do Estado do Paraná e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que, pela primeira vez, vai disponibilizar vagas para este tipo de concurso. Cada universidade estadual está oferecendo três vagas e a UFPR cinco.

As seis instituições estaduais participantes do processo são a UEM, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que reúne as faculdades estaduais isoladas.

A inscrição dos candidatos será realizada de 9 de novembro a 10 de dezembro. Neste período, membros da Cuia irão às reservas indígenas dar informações sobre o vestibular e os cursos oferecidos, além de efetuarem as inscrições.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.