De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Satélite: a pedido do governador, ministro determina retorno da Força Nacional ao Sul da Bahia

25/02/2014

Autor: Jairo Costa Júnior

Fonte: Correio 24 Horas - http://www.correio24horas.com.br



O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, atendeu o pedido do governador Jaques Wagner (PT) e determinou o retorno da Força Nacional de Segurança à zona de conflito entre índios tupinambás e fazendeiros do Sul da Bahia. Na portaria, publicada ontem no Diário Oficial da União, Cardozo autoriza a permanência das tropas federais por mais 90 dias nas cidades de Una, Ilhéus e Buerarema, focos das tensões. A saída da força, no início do mês, provocou o recrudescimento da violência na região, agravada após o assassinato do agricultor Juraci Santana, no último dia 10. Hoje, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, desembarca em Brasília para se reunir com o ministro. Na ocasião, vão definir o formato da operação e a quantidade de soldados e policiais que serão destacados para os três municípios.


Rastro das torrentes

Subiu ontem para 20 o número de cidades baianas com decretos de situação de emergência homologados pelo governo do estado por causa de fortes chuvas. Quase todos estão situados no Baixo Sul e Extremo Sul baianos e foram assolados pelos temporais de janeiro e dos primeiros dias deste mês. No fim de semana, Maraú, Igrapiúna, Camamu, Medeiros Neto e Guaratinga engordaram a lista. Já no cadastro da Defesa Civil nacional, a Bahia tem 11 municípios com emergência ou calamidade reconhecidos em 2014 por causa de enxurradas, inundações e deslizamentos.


Porta reaberta

Foi divulgado ontem pela prefeitura o convênio que permitiu a reintegração do Hospital Santa Izabel à rede municipal do SUS em Salvador. Por R$ 66,4 milhões ao ano, o hospital já retomou o atendimento em seis áreas ou programas: cardiologia adulta e pediátrica; UTI neonatal (dois leitos ao mês), cirurgia ortopédica (mãos, joelhos, articulações e artroplastias); oncologia geral e oncohematologia (especialidade que trata de leucemias e linfomas); 22 leitos mensais para urgência e emergência cardiológicas e neurológicas; e atendimento a 20 pacientes por mês através do Samu.


Fala ministro!

Sobre as críticas do trade turístico à suspensão da reforma do aeroporto de Salvador, publicadas na Satélite de anteontem, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, rebateu os ataques em nota enviada ontem à coluna: "Todo baiano e todo turista que tenha passado pelo aeroporto sabe melhor do que ninguém: as obras estavam atrapalhando o bom funcionamento do terminal de passageiros. Foram interrompidas para que a empreiteira se organize, para que a Infraero se organize e, aí sim, elas sejam retomadas sem açodamento. Não estamos preocupados com a Copa. Estamos preocupados com o dia a dia, com o hoje. Estou certo que o aeroporto vai receber bem os viajantes já no Carnaval".


Rede de arrasto

A Transalvador abriu os próprios caminhos para fechar o de motoristas que estacionarem irregularmente durante o Carnaval. Alugou, por R$ 208 mil, dez guinchos para recolher veículos durante o período da folia.


Deixa disso

O comando da Guarda Municipal baixou norma para evitar confusão com policiais e integrantes das Forças Armadas durante o Carnaval. Em ocorrências com algum deles na festa, os guardas ficam obrigado a comunicar imediatamente às corporações.


Pílula

Decreto partidário pré-carnavalesco: "Até o fim da festa , estão suspensos anúncios sobre candidatos e acordos. Revogam-se disposições em contrário".

Sou o parlamentar no Brasil com mais projetos aprovados pelos animais

Marcell Moraes (PV), vereador de Salvador, ao cometer, pelo Twitter, uma gafe ao trocar "em prol dos" por "pelos"



http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/satelite-a-pedido-do-governador-ministro-determina-retorno-da-forca-nacional-ao-sul-da-bahia/?cHash=8dc345e13accc53c25b1ee7e3b762fc6
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.