De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

PF flagra extorsão a empresas de areia por índios tupinambás

05/04/2011

Autor: Thiago Guimarães

Fonte: Último Segundo - http://ultimosegundo.ig.com.br/



Confronto entre índios e a Polícia Federal no sul da Bahia deixou um ferido

Um confronto entre policiais federais e índios tupinambás na manhã desta terça-feira (5) terminou com um indígena ferido em Ilhéus (460 km de Salvador). Dois índios foram presos, acusados de extorsão, formação de quadrilha e tentativa de homicídio.

A Polícia Federal investigava denúncia de extorsão a empresas de areia pelos índios. Um grupo de tupinambás estaria cobrando R$ 1.000 por mês para liberar a entrada de caminhões no areal conhecido como "Rabo de Gata", no distrito de Olivença. Recentemente teriam passado a exigir o uso do maquinário da empresa para extrair areia em fazenda invadida, o que motivou a denúncia da mineradora.

Nesta manhã, segundo o delegado Fábio Marques, equipes da PF acompanharam caminhoneiros e flagraram a cobrança do "pedágio" pelos índios. De acordo com o delegado, um indígena reagiu à prisão e atacou um policial com um facão, sendo baleado na perna.

O índio baleado foi medicado, chegou a ser levado à delegacia, mas voltou ao hospital para observação - ele ainda sangrava. Ao lado de outro tupinambá, foi autuado por flagrante pelos crimes de extorsão, formação de quadrilha e tentativa de homicídio. A reportagem não conseguiu contato com representantes dos tupinambás.

De acordo com a PF, a região é cenário de conflitos fundiários há pelo menos dois anos. O objeto da disputa, que opõe fazendeiros a índios, é uma área de 47 mil hectares entre os municípios de Ilhéus, Buerarema e Una. Em 2009, a Funai (Fundação Nacional do Índio) avalizou estudo antropológico que reconhece a área como tupinambá. As terras representam 19% do território de Ilhéus.

O que ocorre, segundo a PF, é que os índios se comportam como proprietários da área, ainda que o processo de demarcação da terra indígena não tenha sido finalizado. Estima-se que 3.000 índios vivam na região. Em 2010, ao menos três tupinambás foram presos. Em fevereiro deste ano, uma cacique foi detida sob acusações de esbulho possessório (invasão) e formação de quadrilha.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ba/pf+flagra+extorsao+a+empresas+de+areia+por+indios+tupinambas/n1300028402112.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.