Quantos são?
Foto: diversos autores, veja aqui
Estima-se que existam hoje no mundo pelo menos 5 mil povos indígenas, somando mais de 370 milhões de pessoas (IWGIA, 2015). No Brasil, até meados dos anos 70, acreditava-se que o desaparecimento dos povos indígenas seria algo inevitável.
Nos anos 1980, verificou-se uma tendência de reversão da curva demográfica e, desde então, a população indígena no país tem crescido de forma constante, indicando uma retomada demográfica por parte da maioria desses povos, embora povos específicos tenham diminuído demograficamente e alguns estejam até ameaçados de extinção. Na listagem de povos indígenas no Brasil elaborada pelo ISA, sete deles têm populações entre cinco e 40 indivíduos.
Dos 278 povos listados pelo ISA, 48 têm parte de sua população residindo em outros países. Quando há informações demográficas a respeito, essas parcelas são contabilizadas e apresentadas separadamente, segundo a fonte da informação, e não contam na estimativa global para o Brasil.
Segundo os primeiros resultados do Censo IBGE 2022, a população indígena atual é de 1.693.535 pessoas, o que corresponde a 0,83% do total do Brasil. No Censo de 2010, os mais de 305 povos indígenas somavam 896.917 pessoas.
Veja a lista de povos e respectivas populações no Quadro Geral dos Povos.
Leia também
Especiais do IBGE
Censo Demográfico 2022
- Indígenas: primeiros resultados do universo (publicação)
- Indígenas: primeiros resultados do universo (tabelas)
Censo Demográfico 2010
- Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo (análise)
- Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo (dados)
- Hotsite sobre população indígena (mapa interativo)