De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indicação dos índios será mantida, diz Davi

09/06/2011

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br



O líder Yanomami Davi Kopenawa disse ontem que recebeu a confirmação de assessores do Ministério da Saúde que o nome apontado pelos indígenas para o Distrito Especial Sanitário Yanomami e Yekuana (DSEI-Y) será efetivado. A informação foi dada à Folha ontem durante a reunião de coordenadores regionais do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que está ocorrendo desde terça-feira na Casa de Cura, no trecho norte da BR-174.

Kopenawa afirmou também que por meio de lideranças do Instituto Sócio Ambiental (ISA), em São Paulo, recebeu a informação de que a presidente Dilma Roussef (PT) teria manifestado positivamente em atender a reivindicação dos Yanomami, que querem manter no comando do DSEI-Y a antropóloga Joana Claudete das Mercês Schuertz, que está interinamente no cargo.

Mas Davi Kopenawa disse que até que seja publicada a nomeação os índios vão continuar com os protestos de reter aeronaves que pousarem na terra indígena. Segundo ele, só pousam nos pólos-bases aqueles aviões previamente autorizados por lideranças da Hutukara Associação Yanomami, em Boa Vista. Essas aeronaves só fazem voos emergenciais. Mas não está sendo autorizado o envio de alimentos (veja denúncia no Espaço do Leitor, pág. 02A).

Desde o dia 20 os índios protestam contra ingerência política no DSEI-Y. Eles denunciam que o senador Romero Jucá (PSDB) teria indicado outro nome para o órgão, o que não seria aceito pelos Yanomami. O senador negou que tenha feito indicação para o cargo.

DISCURSO - Ao falar ontem na Reunião Ampliada do CIR, que se encerra hoje na Casa de Cura, Davi Kopenawa Yanomami falou que os alagamentos que estão ocorrendo no Estado é consequência das agressões ao meio ambiente. "Os pajés estão com raiva", disse atribuindo a tragédia à ira dos líderes espirituais indígenas.

Ele afirmou que os Yanomami no passado lutaram bravamente com arcos e flechas para defender seu povo, mas agora a flecha usada para guerrear é a caneta. "Essa é a nossa flecha de hoje: a caneta dos brancos", disse mostrando uma caneta para as lideranças indígenas de outras etnias presentes ao evento.

O líder Yanomami afirmou que as armas para lutar pelos direitos indígenas são o computador, a internet e o papel (documentos). "Eles [os brancos] chegam de mansinho que nem a onça para nos pegar", comparou Kopenawa pedindo para que os índios Macuxi e Wapichana estejam atentos para lutar também por seus direitos.


http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=110296
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.