De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Piloto que estava retido por indígenas em aldeia yanomami no Amazonas consegue fugir

07/06/2011

Autor: Elaíze Farias

Fonte: A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/



O avião e o piloto estavam na aldeia localizada no município de Barcelos há pouco mais de uma semana

O piloto da empresa Roraima Táxi Aéreo, que estava retido desde o último dia 30 em uma aldeia indígena yanomami no Amazonas conseguiu fugir do local no início da manhã desta terça-feira (07).

Segundo informações de Dário Kopenawa, da Hutukara Associação Yanomami, localizada em Boa Vista (RR), Tássio Souza conseguiu pegar as chaves, retirou os pedaços de madeira jogados na pista e decolou por volta de 5h.

Kopenawa disse que no momento da fuga os indígenas estavam dormindo. A fuga do piloto causou ainda mais revolta nos indígenas da aldeia Watoriki, localizada na região do município de Barcelos, no Amazonas, segundo Kopenawa.

A coordenação da Roraima Táxi Aéreo confirmou ao portal acritica.com a fuga do piloto, mas não quis dar mais detalhes sobre a ação.

Segundo a coordenação, o piloto está em casa, descansando, mas no início da tarde ele vai prestar depoimento na Polícia Federal.

Apesar de o piloto ter conseguido sair da aldeia, a Roraima Táxi Aéreo vai permanecer com os vôos às aldeias yanomami localizadas em Roraima e no Amazonas suspensos porque, segundo a empresa, os indígenas continuam ameaçando reter outras aeronaves.

Os indígenas querem a permanência de Joana Claudete na Coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e tentam, desde a semana passada, uma audiência com o ministro da saúde, Alexandre Padilha.


http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Piloto-indigenas-yanomami-Amazonas-consegue_0_494950549.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.