De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios caiapós libertam reféns no sul do Pará

29/09/2000

Fonte: Jornal Hoje em Dia (Belo Horizonte - MG)



Documentos anexos


Indígenas Kayapó, da aldeia Puicararanca, no sul do Pará, libertaram os funcionários da Funai, da Polícia Federal e do Ibama, que haviam feito de reféns, no momento em que esses fiscalizavam a extração ilegal de madeira na área indígena. Em troca dos reféns eles receberam do governo o valor referente ao leilão de mogno apreendido de suas terras, em 1996.

Os indígenas declararam que queriam explorar seus recursos naturais sem a intervenção dos não indígenas. Disseram também que a Funai não era capaz de cuidar das 6 aldeias Kayapó, no sul do Pará. Reclamaram da falta de remédios, cuidados médicos e dinheiro.

O presidente da Funai afirmou que não houve sequestro e que os funcionários só não foram levados antes para São Luis do Xingu, devido ao mau tempo.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.