De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Xavantes em Brasília exigem retirada de posseiros da terra Marã-Watséd em Mato Grosso

02/12/2003

Fonte: Viaecológica-Brasília-DF



Quarenta lideranças indígenas reuniram-se hoje (2), no Ministério Público Federal, com os deputados e senadores da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas para pedir apoio na solução do conflito na terra indígena Marã-Watsédé, no município de Alto Boa Vista, a cerca de mil quilômetros de Cuiabá (MT). A terra, já homologada e registrada, foi invadida por posseiros, segundo a Agência Câmara. Os xavantes estão em Brasília para cobrar junto às autoridades competentes uma solução que lhes possa garantir sua volta para a terra. Os índios estão em contato com outras autoridades, buscando agendar audiências para esta semana com o presidente do Incra, o ministro da Justiça, o Ministério Público Federal, o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Regional Federal. O administrador da Funai em Goiânia, Edson Beiriz, vai acompanhar a delegação. Beiriz vem denunciando que está sendo ameaçado de morte por defender o direito dos índios. Desde o dia 12 de novembro, a possibilidade de conflito entre índios e invasores é grande. Mais de 400 xavantes estão acampados na estrada que dá acesso à terra. Do outro lado, os invasores armados impedem a passagem dos índios. Pintados para guerra, os Xavante estão decididos que só sairão de Brasília com a questão solucionada. (Veja também www.camara.gov.br, www.cimi.org.br, www.kaninde.org.br, www.socioambiental.org, www.funai.gov.br).
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.