De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Yanomami começam a obter documentos pessoais

01/12/2003

Fonte: CCPY-Comissão Pró Yanomami-Boa Vista-RR



Como qualquer cidadão brasileiro, os Yanomami querem, há muito tempo, obter documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e passaporte. No entanto, persistentes entraves burocráticos têm-lhes impedindo o acesso pleno à cidadania no estado de Roraima. Porém, as dificuldades, que até agora pareciam intransponíveis, começam a ser superadas. A juíza Tânia Vasconcelos, da Justiça Móvel do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, está empenhada em solucionar o problema e liberar a documentação para os Yanomami. Assim, treze Yanomami já conseguiram tirar certidão de nascimento e carteira de identidade e outros dez estão prestes a obter também seus documentos.

A falta de documentos cria enormes empecilhos para que os Yanomami possam se deslocar dentro do país ou viajar ao exterior, quando são convidados por instituições internacionais. A cada viagem, eles ficam na dependência de uma autorização da Fundação Nacional do Índio. Além disso, os Yanomami que exercem atividades profissionais como professores e agentes de saúde, sequer podem, por não terem documentos, regularizar seus contratos de trabalho.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.