De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios denunciam avanço da presença de garimpeiros

12/09/2011

Autor: Vaneza Targino

Fonte: Folha BV - http://www.folhabv.com.br/



A presença de garimpeiros dentro da Terra Indígena Yanomami foi mais uma vez denunciada pelos indígenas que vêm realizando encontros para discutir o problema que já afeta diretamente milhares de índios de 10 comunidades. No Encontro Regional da Hutukara, realizado na região de Surucucus nos dias 06 e 07 de setembro, foram discutidos o problema da garimpagem ilegal e as mortes causadas pela presença dos garimpeiros.

Participaram do encontro o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), André Vasconcelos, um representante do Ministério Público Federal (MPF-RR) e o coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIRR), Mário Nicácio, que atenderam ao convite da Hutukara Associação Yanomami. Todos os convidados sobrevoaram as comunidades de Haxiu, Xitei e Homoxi, onde existe exploração ilegal de garimpo.

O vice-presidente da Hutukara, Maurício Y'ekuana, explicou que há tempos a garimpagem vem ocorrendo dentro da terra indígena e que as áreas de exploração estão aumentando. Ele disse, em entrevista a Folha, que 10 comunidades vêm sendo prejudicadas com a presença dos garimpeiros.

"O nosso temor é que os garimpeiros forneçam armas aos índios, como espingarda. Os índios podem acabar ferindo ou matando outros índios, pois é comum conflito entre as tribos. Os garimpeiros sempre aliciam os índios, que acabam guiando os brancos na mata. É preciso uma ação dentro da nossa terra", declarou Maurício.


http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=115912
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.