De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índio morre espancado em Paranhos; vítima é primo de professores que desapareceram em 2009

28/09/2011

Autor: Nícholas Vasconcelos

Fonte: MS Record - http://www.msrecord.com.br/



O indígena da etnia guarani-kaiowá Teodoro Ricardi, de 25 anos, morreu após ser espancando no acampamento Ypo'i em Paranhos, distante 470 quilômetros de Campo Grande.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a comunidade teria visto homens que fazem a segurança da fazenda São Luiz atacando Teodoro. Ele era uma liderança da comunidade e deixa cinco filhos. Teodoro era primo dos professores Rolindo Vera e Genivaldo Vera, que desapareceram no dia 30 de outubro de 2009 após um confronto com seguranças da propriedade. O corpo de Genivaldo foi encontrado em um rio do município e Rolindo ainda está desaparecido.

A Policia Civil de Paranhos e uma equipe da Fundação Nacional do Índio estiveram no acampamento para investigar a morte. A Policia deve divulgar à tarde o boletim de ocorrência apontando a causa da morte de Teodoro.

Uma equipe da Policia Federal de Ponta Porã foi deslocada para Paranhos, mas ainda não informações do que foi apurado. De acordo com o Cimi, a morte de Teodoro foi informada para o Ministério Público Federal (MPF).

A área da fazenda São Luiz está em processo de demarcação para a criação de novas reservas no Sul do Estado.


http://www.msrecord.com.br/noticia/ver/61460/-indio-morre-espancado-em-paranhos-vitima-e-primo-de-professores-que-desapareceram-em-2009
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.