De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Projeto incentiva o Yanomami a pintar os desafios da floresta

19/10/2011

Autor: Neidiana Oliveira

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/



O artista plástico Max Delly, que há 12 anos trabalha a arte em grafite no Estado, tem dedicado parte do seu tempo de maneira independente à pintura e a oficinas destinadas a comunidades indígenas de Roraima, por meio do projeto "O Yanomami pinta os desafios da floresta".

Segundo o artista, a ideia do projeto surgiu a partir de uma breve conversa sobre os trabalhos enviados à Fundação Nacional da Arte (Funart), que priorizam as comunidades indígenas com atividades de relevância mostrando a diversidade cultural predominante na região.

"Como sou admirador nato do povo Yanomami, o qual é fonte de inspiração na minha carreira, resolvemos criar um projeto de arte ofertado a este povo, pois eles mesmo, com as novas tecnologias, permanecem e preservam a cultura tradicional", afirmou.

O projeto "O Yanomami pinta os desafios da floresta" foi selecionado no ano passado pela Funart, por meio do Projeto Mais Cultura - Amazônia Legal - Micro projetos, e recebeu um montante de R$ 17 mil, para a realização das atividades de pintura e grafitismo nas comunidades indígenas do Estado.

A proposta foi mostrar a realidade daquele povo, as necessidades e as carências, através de desenhos em forma de pinturas ou grafites, produzidos em quadros de tecido, utilizando materiais reciclados em quatro telas de 3 metros de comprimento por 1,70 de altura.

"Como não tínhamos condições de visitar todas as comunidades, devido às dificuldades de acesso, esperamos a primeira oportunidade para executarmos. Então ficamos sabendo que haveria um encontro de professores indígenas, na Malacacheta, no Município do Cantá, daí começamos a trabalhar", destacou.

Delly comentou que participaram da iniciativa cerca de 60 professores indígenas, representantes de todas as comunidades. "As atividades foram realizadas em dois finais de semana, com teoria e prática, contendo as técnicas de grafite, mas lembramos que os desenhos foram criações deles mesmos, os quais retratam a vivência deles", frisou.

Para mostrar o resultado do trabalho está sendo realizada uma exposição itinerante. A abertura ocorreu no dia 17, às 18h, no ciclo básico I, auditório I da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e contou com a presença dos alunos Yanomami na cerimônia.

A exposição ficará neste local até sexta-feira, 21. Já do dia 24 a 28, a exposição será feita na Universidade Estadual de Roraima (UERR) e, do dia 31 a 04 de novembro, na Escola Estadual Monteiro Lobato.

O trabalha contou com o apoio da Funarte - Projeto Mais Cultura - Amazônia Legal - Micro projetos, UFRR, UERR, Hutukara Associação Yanomami, ISA, Pólo Arte na Escola.


http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=118011
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.