De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Garimpeiros presos em terra Yanomami

07/11/2011

Fonte: Globo.com - http://eptv.globo.com/



Até o momento, 13 pessoas foram detidas pela Polícia Federal, mas a exploração de minério na reserva já dura décadas


Não é de hoje que a Terra Indígena Yanomami é invadida por causa de suas riquezas minerais. Neste momento, está em andamento uma operação para tirar os garimpos clandestinos da reserva. Treze garimpeiros já foram detidos, diz a Polícia Federal.

Sete deles (seis homens e uma mulher) foram retirados da reserva e prestaram depoimento, sendo liberados em seguida. Eles responderão por crime ambiental e garimpo em terra indígena. Os outros seis (mais cinco homens e outra mulher), serão removidos para Boa Vista.

Também foram afundadas seis balsas de garimpo. Como explica delegado da PF, Ricardo Duarte, a prisão dos garimpeiros não é fácil, já que as aeronaves são ouvidas de longe, o que permite que os suspeitos se escondam no mato antes da chegada dos agentes. "Mas, com o passar dos dias, muitos devem aparecer e pedir para sair por falta de alimento", diz o delegado.

A operação conta com dezenas de policiais na área e cerca de 800 soldados do Exército atuando na terra indígena e na logística, em Boa Vista. De acordo com o delegado da PF, Ricardo Duarte, há dois helicópteros e três aviões sendo usados para o deslocamento, já que a região é muito extensa.

A Terra Indígena Yanomami ocupa boa parte do Estado de Roraima e uma faixa no Norte do Amazonas. Segundo a PF, somente a porção localizada no primeiro Estado está sendo patrulhada, já que a parte amazonense foi alvo de outra incursão recentemente.

O garimpo ilegal que há décadas deteriora a reserva dos índios Yanomami recentemente foi tema de uma reportagem especial do Fantástico (veja o vídeo). Em toda a área, há dezenas de garimpos de maquinário, que lavam o barranco dos rios com jatos de água em busca de filões de ouro, formando enormes clareiras no meio da selva.

A Funai já identificou 110 pistas clandestinas de avião dentro da reserva. Pelo menos 15 delas estavam em operação quando o Fantástico esteve por lá. A atividade mineradora ilegal coloca em risco a saúde dos índios, incluindo grupos que vivem sem contato com o mundo externo. Alguns desses garimpos são muito antigos e já foram várias vezes desativados pela Polícia Federal. Mas os garimpeiros sempre voltam.


http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,377526,Garimpeiros+presos+terra+Yanomami+Policia+Federal.asp
x
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.