De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Águas irregulares em Terra Indígena

03/11/2011

Fonte: Funai Ceará - http://funaiceara.blogspot.com/



Na manhã de hoje, quinta-feira (03/11/2011), integrantes das comunidades indígenas Tapeba realizam manifestação na BR-222, em local próximo ao Centro de Treinamento e Extensão (CETREX / EMATERCE), em Caucaia/CE.

O objetivo da ação é chamar a atenção do Poder Judiciário Cearense, imprensa, instituições públicas e de toda a sociedade para as irregularidades cometidas pelo Governo do Estado do Ceará, através de iniciativas da SDH-Secretaria de Recursos Hídricos, responsável direta pela instalação do empreendimento denominado "Eixão das Águas", junto com a SEMACE-Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará, órgão que licenciou o referido empreendimento.

A manifestação deverá apontar as diversas irregularidades cometidas, tomando como base a ausência de observância à legislação vigente que garante aos povos indígenas o direito de consulta prévia, livre e detalhada acerca de empreendimentos que venham a afetá-los.

Outra intenção da manifestação é demonstrar a inconsistência no processo de Licenciamento Ambiental desse empreendimento, que acintosamente não incluiu a realização dos Estudos do Componente Indígena - parte integrante necessária dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA.

Infelizmente há uma previsão de que pelo menos 100 hectares já tenham sido desmatados no interior da Terra Indígena Tapeba, por meio das empresas que integram o consórcio "Gavião X Pecém".

A referida Terra Indígena, que se encontra na fase final de análise técnica por parte da FUNAI-Fundação Nacional do Índio, deverá ser publicada nos Diários Oficiais da União e do Estado do Ceará nas próximas semanas.

Tais estudos que identificam e delimitam a Terra Indígena Tapeba, contaram com a participação do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Caucaia, cumprindo a determinação do STJ-Superior Tribunal de Justiça, o que por si só demonstra a incoerência do Governo do Estado em relação à pretensão de instalação desse empreendimento.

Os indígenas pretendem impedir o funcionamento de máquinas no local e poderão inclusive - caso não sejam atendidos - bloquear o trânsito de veículos na altura do Km 14 da BR-222, na localidade de

SERVIÇO

Evento: Manifestação Indígena contra instalação de empreendimento em Terra Tapeba
Local: Km 14 da BR-222, em Paumirim, Caucaia/CE (próximo ao CETREX/EMATERCE)
Data: 03 de novembro de 2011
Hora: a partir das 08h00
Contatos: Dourado Tapeba (8881-6672), Gabriel Tapeba (8753-8353) ou Iolanda Tapeba (8876-0914)


http://funaiceara.blogspot.com/2011/11/manifesto-tapeba.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.