De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Polícia investiga ataque contra índios em acampamento no sul de MS

18/11/2011

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Líder indígena teria sido assassinado, diz entidade.
Funai acionou PF e Ministério Público para apurar os fatos.


Um líder indígena teria sido assassinado e outros índios teriam ficado feridos em um acampamento da etnia guarany-kaiwá na região sul de Mato Grosso do Sul, na manhã desta sexta-feira (18). Informações preliminares dão conta de que pistoleiros teriam invadido a área e feito vários disparos contra os indígenas.

De acordo com o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Sílvio Raimundo da Silva, o órgão foi informado dos fatos e acionou o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para apurar os supostos crimes que teriam ocorrido no acampamento Guaviry. Técnicos da Funai também se deslocaram até o local, que fica na faixa de fronteira com o Paraguai.

A área onde o assassinato teria ocorrido está em estudos para identificação de terras indígenas, e faz parte de fazendas situadas entre os municípios de Aral Moreira e Amambaí. No acampamento, vivem cerca de 100 índios da etnia kaiwá. Por meio da assessoria de imprensa, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informou que também tenta obter informações sobre outras possíveis vítimas.


http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/11/policia-investiga-ataque-contra-indios-em-acampamento-no-sul-de-ms.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.