De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Secretário da Presidência é intimidado em MS

30/11/2011

Fonte: O Globo, O País, p. 10



Secretário da Presidência é intimidado em MS
Incidente foi em área de conflito fundiário e ação de pistoleiros

BRASÍLIA. Após visita à comunidade indígena em Iguatemi, a 470 quilômetros de Campo Grande (MS), o secretário de Articulação Nacional da Secretaria Geral da Presidência da República, Paulo Maldos, foi intimidado por fazendeiros. Ele estava acompanhando por membros do acampamento Pyelito Kue-Mbarakay, de índios Guaranis e Kaiowas, que ocupam uma fazenda próxima ao local do incidente. A região, onde há conflito fundiário, foi palco de ataques de pistoleiros a índios, em agosto deste ano.
Segundo Maldos, os fazendeiros saltaram de uma picape quando avistaram o grupo, que deixava uma estrada vicinal, em comboio, na direção de Dourados (MS). Na abordagem, um dos homens se aproximou de Maldos determinando a ele e aos indígenas que se identificassem. Argumentou que havia "15 índios circulando por aí" e questionaram se Maldos seria o "responsável.
Os fazendeiros filmaram os indígenas, alguns deles com proteção legal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos em razão de ameaças de morte.
- Tinha gente protegida sendo filmada. Eu saio daqui preocupado com a segurança dos indígenas - afirmou o secretário.

O Globo, 30/11/2011, O País, p. 10
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.